8 5
Siga o OTD

Atletismo

Darlan Romani passa por nova cirurgia para tratar hérnia de disco

Atleta do arremesso do peso passou por uma artrodese lombar na mesma região do corpo onde outras duas intervenções foram realizadas, a última em 2024, que impediu participação nos Jogos Olímpicos de Paris

Darlan Romani jogos olímpicos paris-2024, arremesso de peso, cirurgia hérnia de disco
(Instagram/@darlan_romani)

O brasileiro Darlan Romani, do arremesso do peso, voltou a passar por uma cirurgia a fim de tratar de uma hérnia de disco. Foi uma artrodese lombar realizada nesta segunda-feira (18), em São Paulo. A lesão é a mesma que exigiu intervenções em 2021 e no ano passado, sendo que essa última impediu a participação dele nos Jogos Olímpicos de Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

De acordo com o Praia, clube de Darlan Romani, a necessidade da nova intervenção apareceu no final do ano passado. Ele relatou incômodo durante uma consulta de acompanhamento programada no processo pós-cirúrgico por conta da cirurgia de meses antes, a mesma que o tirou dos Jogos de Paris. Fez-se uma ressonância magnética e ficou definido que seria realizado um bloqueio entre as vértebras L4 e L5, procedimento realizado nesta segunda-feira.

“Correu tudo bem”

O atleta se pronunciou, via redes sociais, após o procedimento. “Fala pessoal beleza? Por aqui correu tudo bem, cirurgia concluída com sucesso! (Artrodese lombar). Esse time de feras me acompanha desde 2021. Obrigado por cuidar da máquina!”, escreveu Darlan, agradecendo os médicos Renato Ueta, David Del Curto e Flávia Caldas. Ele ainda agradeceu o Praia Clube, Comitê Olímpico do Brasil e a Confederação Brasileira de Atletismo.

Darlan Romani hérnia de disco cirurgia atletismo arremesso do peso
(instagram/@darlan_romani)

Recuperação

O tempo de recuperação é incerto, já que depende de como o corpo do atleta irá reagir. Estima-se alguma coisa em torno de seis meses. O Praia imagina o Troféu Brasil, marcado para o início de agosto, como um possível horizonte de retorno às competições. O clube reforça, porém, que será respeitado o tempo de reabilitação, a ser feita em Uberlândia. Darlan Romani voltou para a cidade-sede do Praia Clube após passar alguns meses entre os municípios de São Paulo e Bragança Paulista.

A hérnia de disco foi detectada em 2021 e precisou de cirurgia. Três anos mais tarde, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris, o problema voltou. “De acordo com André Guerreiro, médico da delegação brasileira, trata-se de uma hérnia nas vértebras L4 e L5, na região lombar, que já havia sido tratada com correção cirúrgica há três anos e meio, antes da disputa de Tóquio 2020,” disse, na ocasião. a Confederação Brasileira de Atletismo.

Darlan Romani conquista o bicampeonato do arremesso de peso nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 cirurgia
Darlan venceu, no Chile, os Jogos Pan-Americanos pela segunda vez seguida (Wagner Carmo/COB)

Senhor Incrível

Darlan Romani, carinhosamente chamado de Senhor Incrível, é um dos maiores nomes do esporte brasileiro e faz parte da elite do arremesso do peso mundial. Esteve em duas edições olímpicas, ficando em quinto lugar no Rio e em quarto em Tóquio. Ficou também em quarto lugar no Mundial de 2019 e foi campeão mundial indoor em 2022. É o atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, dentre outros troféus continentais. É o recordista brasileiro, desde 2012, e sul-americano com 22m61.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Atletismo