O atletismo brasileiros disputou na manhã desta quarta-feira (4) três finais e cinco etapas eliminatórias nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Além da prata de Bartolomeu Chaves e das passagens sem medalhas de Suzana Nahirnei e Eduardo Pereira, o Brasil participou de baterias semifinais com mais sete atletas e somente três deles avançaram para as finais desta tarde. Verônica Hipólito e Samira Brito, nos 100m da classe T36, e Ariosvaldo Silva, o Parré, dos 100m T53, são os finalistas do dia na modalidade.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
- Audiência de atropelador de Luisa Baptista é marcada para 2025
- Brasileiros conquistam medalhas na maratona aquática
- Brasil termina em 13º na fossa olímpica do Mundial Júnior
- Brasil conquista cinco medalhas no Aberto de Montenegro
- Luiz Felipe Azevedo é quarto no Grand Prix de El Jadida
Entre os três melhores
O primeiro atleta do Brasil a confirmar vaga em final nesta quarta foi Parré. O paraibano entrou na pista do Stade de France na segunda bateria dos 100m T53 (cadeirantes) e finalizou com o melhor tempo: 15s19. Somando as duas provas eliminatórias, o brasileiro registrou a terceira marca mais rápida, atrás somente do saudita Adbulrahman Alqurashi e do tailandês Pongsakorn Paeyo, os dois únicos a cruzarem a linha de chegada abaixo dos 15 segundos. O primeiro anotou 14s57 e o segundo fez em 14s99.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
“A gente fez uma estratégia para passar entre os três. Essa não é uma marca tão boa, eu tenho um 14s64. Tem que, na final, tentar acertar mais esse tiro. Mas foi uma sensação muito boa de estar na final. Isso é o primeiro passo, como nosso amigo Petrúcio diz: ‘estar na final já é uma chance’. Então vamos para cima”, analisou Parré em entrevista ao Olimpíada Todo Dia. A final dos 100m T53 está marcada para essa quarta, às 14h17 (horário de Brasília).
Finalistas na mesma prova
Verônica Hipólito e Samira Brito foram as brasileiras que estiveram em ação nas semifinais dos 100m da classe T36 (paralisados cerebrais). Elas participaram de baterias diferentes e ambas finalizaram suas provas na segunda colocação. A primeira delas disputou a primeira eliminatória e avançou com tempo de 14s38, o terceiro melhor entre as oito classificadas. Já a segunda competiu na segunda bateria e se garantiu na final com 14s86, a sétima entre as finalistas.
“Foi uma prova bem mais leve e divertida. Eu sei que eu pequei na saída, mas aí eu empurrei uns 30, talvez 40 metros, e depois rodei porque queria ver como as meninas se comportavam. Toda prova é difícil, e final é final. Mas o óbvio é que vai entrar uma Verônica leve e que quer se divertir muito. Sei que é o maior evento do mundo, que é forte para caramba, mas, se não for para me divertir, para o meu coração continuar batendo forte, está tudo errado.”, afirmou Verônica Hipólito em entrevista ao OTD.
As duas favoritas ao ouro nos 100m T36 são a neozelandesa Danielle Aitchison, única a correr abaixo de 14 segundos nas eliminatórias, e a chinesa Yiting Shi, segundo melhor tempo das semifinais. Aitchison esteve na mesma série que Verônica Hipólito e concluiu o trajeto em 13s74. Já Shi competiu na mesma prova que Samira Brito e finalizou o percurso em 14s28. A velocista asiática está bem cotada por ser a atual recordista mundial (13s35) e paralímpica (13s61) da distância. A final será às 14h04 (de Brasília).
Ficaram pelo caminho
Dois competidores brasileiros participaram das eliminatórias dos 100m da classe T11 (deficiência visual). Daniel Mendes finalizou a prova em 11s73, seu melhor tempo da temporada. Já Felipe Gomes anotou o tempo de 11s69. O primeiro deles, natural do Espírito Santos, encerrou sua participação na 14ª colocação. Já o segundo, nascido no Rio de Janeiro, avançou em 13º lugar. Os dois não se classificaram à próxima fase desta prova nos Jogos de Paris-2024.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já nos 100m da classe T54 (cadeirantes) entre as mulheres, Jéssica Giacomelli completou com tempo de 17s08, seu melhor em 2024. Entretanto, a paulista ficou fora da final. Ela ficou em 11º lugar nas eliminatórias. Para concluir a manhã de quarta, Marcos Vinícius Oliveira correu os 400m da classe T12 (baixa visão) e também ficou pelo caminho. O capixaba correu em 50s42 e foi eliminado.