Três vezes Thiagão! O brasileiro Thiago Paulino conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso F57 dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 e sagrou-se tricampeão da prova. Ele confirmou o favoritismo e marcou 15,17m. De quebra, ainda houve dobradinha, com Marco Aurélio Lima levando a prata, com 13,74m.
- Brasil começa com o pé direito no Pan-Americano de São Salvador
- Washington Spirit vence e chega na vice-liderança da NWSL
- Circuito Brasileiro Sub-21 tem classificados para a fase de grupos
- Na Argentina, Brasil termina a Copa Tango com quatro títulos
- Vôlei Renata bate Suzano no super set e é campeão paulista
Dono de três medalhas mundiais na prova e medalhista paralímpico em Tóquio-2020, Thiago Paulino chegou em Santiago como o o nome da prova. Ele foi o último dos seis atletas a competir – nesta classe, os atletas têm sequelas da poliomielite, são amputados ou possuem lesões medulares e, por isso, competem sentados e realizam os seis arremessos em sequência.
Quando Paulino entrou em ação, a melhor marca até então era de seu compatriota, Marco Aurélio Lima, com 13,74m. Bastava uma marca acima para que Thiago levasse o ouro. E ele conseguiu logo em sua primeira tentativa: anotou 15,17m e assegurou o primeiro lugar, garantindo o tricampeonato da prova no Parapan. Depois, ele ainda tentou melhorar a marca, mas não passou dos 15 metros.
Marco Aurélio ficou com a medalha de prata, naquela que foi a segunda dobradinha do atletismo brasileiro em Santiago-2023. Cerca de uma hora antes, Yeltsin Jacques e Júlio César Agripino dividiram pódio nos 5.000m T11. O colombiano Flavio Teheran ficou com a medalha de bronze no arremesso de peso F57, com 12,96m. Outro brasileiro em ação, Claudiney Batista terminou em quinto, com 11,69m.