Siga o OTD

Atletismo

Brasileiros fazem últimos ajustes para o Mundial do Oregon

Alison dos Santos, Thiago Braz, Darlan Romani, Caio Bonfim, Daniel Nascimento e Paulo Roberto Paula fazem os últimos treinos antes de seguir para os Estados Unidos

Alison dos Santos atletismo 400 m com barreiras Mundial de Atletismo Oregon Eugene Estados Unidos brasileiros
Alison dos Santos é a maior chance de medalha nos EUA (Wagner Carmo/CBAt/arquivo)

Os brasileiros seguem a preparação final para o Campeonato Mundial de Atletismo que será realizado na cidade de Eugene, no Oregon, Estados Unidos, entre os dias 15 a 24 de julho. O principal nome atualmente é Alison dos Santos nos 400 m com barreiras. Ele está invicto e tem o melhor tempo da temporada, a quinta maior de todos os tempos, vencendo as quatro provas da Diamond League que disputou em 2022. Alison, o Piu, está treinando no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, na Califórnia, acompanhado do treinador Felipe de Siqueira.

“Optamos por chegar a Eugene bem próximo da estreia, saindo de San Diego dia 13, para competir 16, e assim evitar o máximo possível contato externo e não sair da nossa rotina aqui de Chula Vista”, disse Felipe. “Estamos nos adaptando ao fuso horário de nove horas da Europa para os Estados Unidos e vamos ajustar ainda alguns detalhes. Vamos manter o Alison o mais saudável possível tanto física como mentalmente. Nosso objetivo é ele conseguir o melhor resultado do ano no Mundial.”

Thiago Braz e Darlan Romani

Thiago Braz atletismo salto com vara diamond league Estocolmo
Thiago Braz chegou duas vezes perto dos seis metros esse ano (instagram/thiagobrazpv)

O campeão olímpico no Rio-2016 e bronze em Tóquio-2021 no salto com vara, Thiago Braz, também vem de grande resultado na Diamond League, saltando 5m93 a melhor marca dele ao ar livre desde a final dos Jogos do Rio de Janeiro. Ele tem base de treinamento em Fórmia, Itália, e conta com o apoio do treinador ucraniano Vitaly Petrov. A partir desta quarta-feira (6), Braz passa pela preparação final, também em Chula Vista, na Califórnia, até o dia 19. “Agora vamos ajustar os últimos detalhes. Um centímetro de cada vez”, escreveu o brasileiro em suas redes sociais. Vale lembrar que Thiago Braz foi vice campeão mundial indoor saltando 5m95 em março.

+ Piu e Braz mostram força antes do Mundial do Oregon

Darlan Romani, do arremesso do peso, foi campeão mundial indoor e entrou na última semana de preparação no Centro de Treinamento de León, na Espanha, acompanhado do especialista cubano Justo Navarro. Eles ficam no CT até o dia 11 julho, depois seguem para os Estados Unidos, para se adaptar ao clima e fuso horário do Mundial de atletismo. “Estamos dando 300% e fazendo tudo o possível”, comentou o quarto colocado nos Jogos de Tóquio.

Darlan Romani atletismo arremesso do peso Mundial de Atletismo oregon
Darlan foi campeão mundial indoor em Belgrado (Wagner Carmo/CBAT)

Marcha e Maratona

Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Atletismo de Londres-2017 nos 20 km marcha atlética, está em Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos, para um treinamento de altitude, já que a cidade fica a mais de 2,1 mil metros em relação ao nível do mar. Ele fica lá até o dia 13 de julho e depois segue para Oregon, onde compete nos dias 15 (20 km) e 24 de julho (35 km). Está acompanhado de sua mãe e treinadora Gianetti Bonfim. “Está seguindo tudo certo, conforme o planejado”, disse Gianetti. “Muitos treinos, bom treinos.”

O brasileiro Caio Bonfim disputou o Mundial de Marcha Atlética por Equipes em março de 2022
Caio Bonfim disputou o Mundial de Marcha Atlética por Equipes em março de 2022 (CBAt)

Outros dois atletas estão treinando no exterior, ambos da maratona. Daniel do Nascimento está Kaptagat, no Quênia, a 2,8 mil metros m de altitude, para a preparação final visando o Mundial de Oregon. “Está tudo certo, tem a natureza, é livre de trânsito e poluição. Estamos bem”, comentou o treinador Jorge Luiz da Silva, o Jorginho, que o acompanha. Daniel é o recordista sul-americano dos 42,195 km, com 2h04min51. Ele deve seguir para os Estados Unidos no dia 12. Já Paulo Roberto de Almeida Paula faz a preparação na região do Porto, em Portugal, acompanhado do irmão gêmeo e treinador Luiz Fernando Paula. “Fizemos o último apronto para o Mundial no fim de semana. O Paulo está bem, sem nenhuma dor muscular e a partir de agora vamos começar a soltar o treino”, informou Luiz Fernando.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Atletismo