Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Petrúcio Ferreira vai disputar Diamond League de Oslo

Atleta paralímpico mais rápido do planeta, Petrúcio Ferreira disputará a etapa de Oslo da Diamond League na próxima semana

Petrúcio Ferreira disputa Diamond League de Oslo
Petrúcio Ferreira foi medalhista nas Paralimpíadas de 2016 e de 2020

O paraibano Petrúcio Ferreira, da classe T47 (para atletas com deficiência nos membros superiores), é um dos esportistas paralímpicos convidados para a etapa de Oslo, na Noruega, da Diamond League. Na próxima quinta-feira (16), o velocista participará de uma disputa que vai reunir os oito atletas paralímpicos que obtiveram os melhores tempos nos 100m, em cinco classes, no ano de 2021. 

+ Darlan Romani é quarto na Diamond League de Roma

A Diamond League é o principal circuito de atletismo do planeta. Além de velocistas da classe T47, à qual pertence Petrúcio, em Oslo haverá atletas com deficiências visuais (classes T12 e T13) e esportistas que têm deficiências nos membros inferiores e competem com próteses (classes T62 e T64). Confira a lista completa ao final da matéria.

Petrúcio é o atleta paralímpico mais rápido do mundo, ou seja, o dono do melhor tempo nos 100m, independentemente da classificação esportiva. No último dia 31 de março, durante o Desafio CPB/CBAt, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o paraibano bateu o recorde mundial da prova em sua classe ao terminar o percurso em 10s29. À ocasião, o velocista superou sua própria marca de 10s42, obtida no Mundial de atletismo de Dubai, em 2019. Nenhum esportista paralímpico, na história, correu abaixo destes dois tempos registrados por Petrúcio.

“Disputar uma etapa da Diamond League é a realização de um sonho. É uma grande competição. Considero que é a abertura de mais uma porta para o Movimento Paralímpico. É mais uma oportunidade de conquistarmos o nosso espaço”, disse o atleta, que embarca na próxima segunda-feira (13) para a Noruega.

Petrúcio ferreira recorde mundial
Petrúcio ri após vencer prova no CT Paralímpico | Foto: Marcello Zambrana/CPB

Clima frio

Esta será a primeira vez de Petrúcio no país nórdico. A previsão climática aponta que a cidade de Oslo, que está na primavera, terá máxima de 20ºC e mínima de 12ºC na próxima quinta-feira. Tais temperaturas são consideradas baixas, mas suportáveis pelo paraibano, que chegou a enfrentar 28ºC nesta semana em João Pessoa.

“Já ouvi dizer que na Noruega faz muito frio, mas, neste período, não é tão gelado. Creio que vou me adaptar legal ao clima. Estou bastante focado e espero trazer um bom resultado para o Brasil”, afirmou Petrúcio.

Adversários de peso

Sobre os seus adversários, o velocista brasileiro salientou que são atletas difíceis de serem vencidos. “Não será uma prova fácil. Teremos outros paralímpicos rápidos. Isso é bem legal. Será um tiro de 100m bastante forte”, avaliou. 

Um dos oponentes de Petrúcio Ferreira nesta disputa em Oslo será o congolês naturalizado norueguês Salum Kashafali, da classe T12. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Salum terminou os 100m em 10s43, subiu ao lugar mais alto do pódio e bateu o recorde mundial da sua classe. Além disso, ficou apenas a um segundo de igualar a melhor marca, até então, do paraibano. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outro atleta que já fez o percurso abaixo dos 10s50 e que também estará na capital norueguesa é o irlandês Jason Smith, da classe T13. Nos Jogos de Londres 2012, o velocista conquistou a medalha de ouro com o tempo de 10s46. Esta é a melhor marca de sua classe até hoje. 

Oponentes de Petrúcio na Diamond League de Oslo:

Salum Kashafali (Noruega) – classe T12
Noah Malone (EUA) – classe T12
Jason Smith (Irlanda) – classe T13
Skander Athmani (Argélia) – classe T13
Michal Derus (Polônia) – classe T47
Felix Streng (Alemanha) – classe T64
Johannes Floors (Alemanha) – classe T62

Mais em Paralimpíada Todo Dia