Siga o OTD

Atletismo

Guilherme Kurtz e Welington Morais conquistam ouro em GP Sul-Americano

No último dia de GP Sul-Americano na Argentina, Guilherme Kurtz e Welington Morais foram os destaques do Brasil

Guilherme Kurtz foi o destaque do dia no GP Sul-Americano de atletismo
Guilherme Kurtz (Foto: Arquivo/Óscar Muñoz/ON)

Oito brasileiros entraram em ação no terceiro e último dia de disputas de Grand Prix Sul-Americano em Concepción del Uruguay, na Argentina, neste domingo (03). Os principais destaques foram Guilherme Kurtz e Welington Morais, que venceram suas respectivas provas com sobras. Elton Junio Petronilho e Talles Frederico ainda fizeram dobradinha no salto em altura.

Guilherme Kurtz levou o ouro nos 800m com tranquilidade. Ele marcou 1m48s46, mais de um segundo a frente do segundo colocado, o chileno Rafael Muñoz Nuñez, que teve 1m49s73. Esteban Gonzalez, também do Chile, foi o terceiro, com 1m49s79. Thiago do Rosário André, prata nos 1.500m na sexta-feira, estava inscrito para os 800m, mas não competiu.

+ Petrúcio Ferreira bate recorde mundial nos 200m

Outro que voltou a competir neste domingo foi Welington Morais, que mais uma vez venceu o arremesso de peso. Desta vez, não passou dos 20m, mas ficou próximo: atingiu 19,91m. O segundo colocado foi o argentino Ignácio Carballo, com 18,77m, seguido pelo uruguaio Nicolás Mondelli, com 15,02m.

Teve dobradinha no salto em altura masculino, com Talles Frederico e Elton Junio Petronilho. Talles levou a prata saltando para 2,12m – seu melhor na temporada -, enquanto Elton teve um registro de 2,09m para ficar com o bronze. O vencedor foi o argentino Carlos Layoy, que também teve 2,12m mas levou vantagem nos critérios de desempate.

Chuva atrapalha

Felipe Bardi e Erik Cardoso voltaram a competir neste domingo, em mais uma prova dos 100m. Eles, que fizeram dobradinha em dois dias seguidos, não conseguiram obter bons desempenhos desta vez, por conta de fortes chuvas na Argentina. Disputando apenas as eliminatórias, Erik marcou 10s71 e Erik registrou 10s78.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Depois de ter sido bronze na sexta-feira, Allan Wolski ficou na quarta colocação no lançamento de martelo neste domingo. Ele marcou 70,59m, mais de três metros abaixo do que registrou na sexta (73,81m). O vencedor foi o chileno Humberto Fernando Mansilla Arzola, com 76,22m, seguido pelo argentino Joaquin Gabriel Gomez, com 74,13m, e Gabriel Enrique Sabra, com 71,99m.

Já nos 800m, entre as mulheres, Jaqueline Beatriz Weber ficou na quarta colocação, marcando 2m05s94 – melhor marca da temporada -, a 35 centésimos do pódio. A vencedora foi a uruguaia Deborah Lizet Rodriguez, com 2m04s81, enquanto a equatoriana Andrea Elizabeth Calderón (2m05s47) e a chilena Berdine Castillo (2m05s59) ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo