Siga o OTD

Atletismo

Justo Navarro volta de Cuba para treinar Darlan Romani

Técnico cubano estava no país de origem há mais de um ano por conta de restrições impostas por conta da pandemia. Treinador tem volta marcada para domingo (1º) e foco é em Oregon e Belgrado

Darlan Romani conquista o 10º título do Troféu Brasil de Atletismo arremesso do peso arremesso de peso Justo Navarro
Darlan é atleta do clube Pinheiros (Wagner Carmo/CBAt)

O brasileiro Darlan Romani finalmente vai poder contar com a presença do treinador Justo Navarro na preparação para campeonatos importantes do arremesso do peso. O cubano é esperado no Brasil no domingo (1º) após ficar mais de um ano no país de origem, impossibilitado de voltar por conta de restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Assim, não pode estar junto do brasileiro na reta final dos treinos para os Jogos de Tóquio. Agora, juntos, focam no Mundial de atletismo em Oregon, nos Estados Unidos, entre 15 e 24 de julho, e o indoor marcado para 18 a 20 de março em Belgrado, na Sérvia.

“Voltei a treinar forte depois da Olimpíada. O objetivo é Paris-2024 e todas as competições importantes até lá”, disse Darlan Romani, recordista sul-americano e atualmente o oitavo do mundo no arremesso do peso. Ficou em quarto lugar em Tóquio com 21,88m e na mesma colocação nos mundiais de 2019, no Catar, 2018, na Grã-Bretanha e indoor de Birmingham. A melhor marca de Darlan é de 22,61m, alcançado no dia 30 de junho de 2019, em Palo Alto, nos Estados Unidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Atleta de Valor

Um dos principais esportistas do Brasil nos últimos anos, Darlan Romani enfrentou muitas dificuldades em 2021. Além de ficar longe de Justo Navarro, passou por uma cirurgia de hérnia de disco e foi contaminado pelo coranavírus. “Foram tempos difíceis, de improvisação por causa da Covid. O Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, fechou em 2020. Fiz um setor de arremessos num terreno ao lado de casa, montei uma academia na minha residência com equipamentos emprestados pela Confederação, usei material do meu projeto social”, contou o arremessador. “Nunca fico satisfeito com os resultados. Quero sempre mais. Não estou feliz com as marcas de 2020, de 21,52m, nem de 2021, com 21,88m. Sei que posso conseguir mais.”

+ Quarto maior do mundo não satisfaz Darlan Romani: ‘o sonho é maior’

Ganhador do Prêmio Atleta de Valor 2021, da instituição Sou do Esporte na categoria olímpica, o catarinense da cidade de Concórdia não gosta de fazer previsões. “Não falo de marcas. Eu entro para competir comigo, não com ninguém. Para dominar o estresse do dia a dia, Darlan tem um remédio. “Pego meu caminhão e dou uma voltas por Bragança Paulista.”

Mais em Atletismo