Siga o OTD

Atletismo

Inspirados por Alison, Brasil terá 19 atletas no Mundial sub-20 a partir da quarta-feira

Delegação brasileira formada por 19 jovens está no Quênia desde a última sexta-feira; evento tem início marcado para a madrugada de quarta

(Fernando Reis/CBAt)

Começa nesta quarta-feira (18) a disputa do Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, em Nairóbi, no Quênia. O Brasil será representado por uma equipe de 19 atletas – seis mulheres e 13 homens no evento que acontece até o próximo domingo (22), no Moi International Sports Centre, em Kasarani. A delegação brasileira embarcou na madrugada da última sexta-feira (13) para o Quênia, via Doha, no Catar. 

O evento, que estava marcado para 2020 e foi adiado para 2021 em função da pandemia global da COVID-19, reunirá 973 atletas de 119 países, segundo dados provisórios divulgados na sexta-feira (13/8) pela World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo.

+ Pandemia não dá trégua e Paralimpíada de Tóquio será sem público

O Mundial, que começaria nesta terça-feira (17/8), será aberto na madrugada desta quarta-feira (18/8), no horário de Brasília, por problemas de logísticas provocados pela pandemia. Logo na etapa de abertura da competição dois representantes brasileiros disputarão as eliminatórias dos 100 m: Izaias Alves Sales e Robson Lins Aguiar, a partir das 10:20 pelo horário local e 4:20 de Brasília.

Gabriela Muniz, da marcha atlética, no camping de Bragança (Wagner Carmo/CBAt) Mundial de atletismo sub-20 Brasil
Gabriela Muniz, da marcha atlética, no camping de Bragança (Wagner Carmo/CBAt)

Desde 1994, quando Clodoaldo Gomes da Silva ganhou ouro nos 20 km no Mundial de Lisboa, em Portugal, até 2018, quando Mirieli Estaili Santos e Alison dos Santos ganharam prata no salto triplo e bronze nos 400 m com barreiras, respectivamente, em Tampere, na Finlândia, o Brasil soma 14 medalhas (3 de ouro, 2 de prata e 9 de bronze).

Antes de viajar para Nairóbi, os atletas participaram de um Camping de Treinamento no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo do Brasil, de segunda-feira (9) até quinta-feira (12), onde contaram com o apoio dos treinadores convocados e dos profissionais pessoais.

Inspiração olímpica

Apenas 10 dias após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os atletas que representarão o País no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo competem inspirados por imagens recentes registradas no Japão.

Uma das principais, sem dúvida, é a conquista da medalha de bronze de Alison dos Santos nos 400 m com barreiras, numa das provas de nível mais forte de toda a Olimpíada. Alison conseguiu o recorde pessoal – e recorde sul-americano – duas vezes. Todos os atletas que formaram o pódio, o norueguês Karsten Warholm e o norte-americano Rai Benjamin, ao lado do brasileiro, registraram os três melhores tempos da história, batendo o recorde olímpico anterior.

Alison dos Santos medalha de bronze
Medalha olímpica conquistada por Alison inspira atletas à buscar bom resultado em Nairóbi (Gaspar Nóbrega/COB)

“É realmente uma grande inspiração. Quando ele ganhou a medalha de bronze, competindo com atletas fortíssimos, pensei muito nas atuações do Alison, a crescente dele em toda a temporada. Mesmo quando não conseguia o recorde pessoal, fazia resultados extraordinários”, comentou Gabriel Luiz Boza, quarto colocado no Ranking Mundial da World Athletics da categoria sub-20, no salto em distância, com 7,90 m. “Quero melhorar minha marca e bater de frente com todos os saltadores que estarão no Mundial, seguindo o exemplo do Alison”, concluiu Gabriel, que lembra que outra fonte de inspiração é Darlan Romani, quarto colocado no arremesso do peso em Tóquio.

+ Petrúcio Ferreira e Evelyn Oliveira serão os porta-bandeiras do Brasil na Paralimpíada

Em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, Alison deu uma entrevista coletiva e desfilou em caminhão do Corpo de Bombeiros por ruas e avenidas da cidade, em que nasceu, há 21 anos. Antes de ser homenageado pela população do Brasil, o recordista sul-americano mandou mensagem para os atletas mais jovens.

“Sei que sou espelho para muitos jovens e pessoas que querem evoluir na vida. A mensagem que quero passar é que todos nós somos capazes de sonhar e, acima de tudo, acreditar nos nossos sonhos. Isso serve não só para atletas, mas para todas as pessoas em qualquer âmbito profissional. Eu devo muito às pessoas que estão aqui, aos meus técnicos, colegas, quero continuar sendo inspiração para essas pessoas”, comentou o medalhista olímpico, que tem um ouro no 4×400 m misto sub-18, medalha conquistada no Mundial de Nairóbi-2017, e um bronze nos 400 m com barreiras no Mundial Sub-20, em Tampere-2018, na Finlândia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Confira os brasileiros confirmados na disputa do Mundial de atletismo sub-20:

Feminino

Érica Cavalheiro (Instituto Foz-PR) – 200 m e 400 m

Daniele Campigotto (CAC-SC) – 100 m com barreiras

Giovana Corradi (Centro Olímpico-SP) – 100 m com barreiras e salto em distância

Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 10.000 m marcha

Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) – salto em distância

Vivica Ifeoma Silva Ilobi (Centro Olímpico-SP) – salto triplo

Masculino

Izaias Alves Sales (AGUIAS Guariba-SP) – 100 m, 200 m e 4×100 m

Robson Lins Aguiar (Sport Clube do Recife) – 100 m e 4×100 m

Igor Clemente de Oliveira (Potiguar de Atletismo) – 4×100 m

Renan Correa Gallina (AA Maringá-PR) – 4×100 m

Hygor Gabriel Soares (AERO-RN) – 4×100 m

Vinicius Moura Galeno (CASO-DF) – 400 m e 4×400 m

João Henrrique Barros (ASPMP-SP) – 4×400 m

Gabriel Alves dos Santos (ASEMPAR-PR) – 400 m com barreiras e 4×400 m

Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP) – 800 m e 4x400m

Fabricio Júlio de Pereira (ASPMP) – 110 m com barreiras

Rian Pereira Coutinho (Clã Delfos-MG) – 110 m com barreiras

Gabriel Luiz Boza (APA-SP) – salto em distância

Felipe Izidoro da Silva (Instituto Foz-PR) – salto triplo

Mais em Atletismo