Siga o OTD

Atletismo

Izaias Sales e Ana Oliveira vencem os 100 m do Brasileiro Sub-18

Com vento forte, os dois velocistas paulistas confirmaram o favoritismo e levaram o título de “rei e rainha da velocidade” da categoria. A competição prossegue neste sábado e termina domingo em Bragança Paulista

Ana Oliveira 100 m Brasileiro Sub-18 de atletismo
Ana Oliveira, campeã dos 100 m (Wagner Carmo/CBAt)

Izaias Alves Sales e Ana Cecília de Oliveira confirmaram favoritismo e venceram as provas dos 100 m e no Campeonato Brasileiro Sub-18 de atletismo. Mais cedo, saíram os dois primeiros vencedores, no lançamento de martelo e no salto com vara.

O Brasileiro Sub-18 de atletismo começou nesta sexta-feira (20) e prossegue até domingo (22) no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, interior de São Paulo.

Izaias e Ana Cecília lideram o ranking brasileiro da categoria e conseguiram bons desempenhos. O problema é que as duas marcas não serão validadas para efeito de estatísticas por causa do vento acima do permitido (2 m/s).

Izaias completou a prova em 10s37 (2.3) e ficou feliz com a vitória. “Eu estava confiante por causa do resultado que tive no Brasileiro Sub-20. Lá fui vice-campeão dos 100 m. Treinei muito, tive fé em Deus e confiei no meu técnico”, disse, referindo-se a Nelson Lemes de Souza.

Izaias Sales 100 m Brasileiro Sub-18 de atletismo
Izaias Sales, campeão dos 100 m (Wagner Carmo/CBAt)

“Minha prova em destaque é os 200 m, mas parece que estou mudando de prova”, riu. “Meus objetivos são claros: quero o índice para ir ao Mundial Sub-20 de Nairóbi em 2021. Minha meta é correr a prova em 10s20. Estou pronto para correr essa marca”, acrescentou o vencedor do Brasileiro Sub-20 de atletismo.

“O Izaias é um diamante bruto que está sendo lapidado. Um menino dedicado e vamos treinar firme para ir ao Mundial” comentou o treinador.

Já Ana Cecília de Oliveira, que treina com Maurício Birelo, em Bauru, obteve o tempo de 11s81 (4.1) e lamentou os problemas causados pela pandemia. “Antes de tudo parar, eu vinha treinando muito bem, mas fiquei quase três meses sem conseguir treinar direito. Mudei de técnico, agora estou treinando firme, e desde o Campeonato Paulista Sub-20 venho conseguindo bons resultados. Melhorei meus tempos. Corri 12.13 no Estadual e 12.11 no Brasileiro Sub-20, e mesmo sem vento acho que consigo correr abaixo dos 12.00 de novo”, concluiu.

Mais campeões

Outro bom resultado foi obtido por Gabriel Boza no salto em distância. Após o ouro no Sub-20, disputado no início de novembro, também em Bragança, ele garantiu o bicampeonato no Brasileiro Sub-18 de atletismo, com 7,73 m (3.8).

“Seria recorde do campeonato, uma pena que o vento tenha sido tão forte. O salto em si achei muito bom, mas é claro que dá para melhorar muito mais, mas gostei da prova, do meu desempenho, das minhas atitudes, da confiança que tive na prova, do início até o final. Meu objetivo é o índice para o Mundial de Nairóbi. Esse salto está nas minhas pernas. Pelos meus treinos, minha capacidade, sei que posso fazer o índice para o Mundial. Ainda tem o Troféu Brasil, o Estadual e o Brasileiro Sub-23”, disse o paranaense de 17 anos.

Gabriel Boza salto em distância Brasileiro Sub-18 de atletismo
Gabriel Boza, ouro no salto em distância (Wagner Carmo/CBAt)

O técnico Nélio Moura elogia o desempenho do atleta. “Ele mantém uma consistência muito boa e em todas as competições que fez esse ano, com exceção de uma indoor, em todas saltou acima de 7,40 m, excepcional para a categoria dele. Esse vento forte nem ajuda porque joga o atleta em cima da tábua, tem que dar uma freada”, lembrou o experiente e vitorioso treinador.

Nas outras finais da tarde desta sexta-feira, Vinícius Avancini venceu o arremesso do peso, com 17,61 m, enquanto Camila Irene Barbosa ganhou o lançamento do martelo. Nos 1.500 m, Francielly Marcondes levou o ouro, com 4min48s25, e Thiago Henrique Lopes foi o campeão, com 4min04s62.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No decatlo, após as cinco primeiras provas, a liderança é de José Darlan Souza de Lima, com 3.318 pontos. Mayron Lucas Gomesocupa a segunda colocação, com 2.985, seguido de Luiz Arthur Caetano Santos, com 2.970 pontos.

Depois das duas primeiras etapas, o IPEC-PR, atual campeão do Brasileiro Sub-20 de atletismo, lidera a classificação geral, com 27 pontos, seguido de Barra do Garças-MT e APA-SP, com 24, e do Centro Olímpico (SP) e Luasa-SP, com 22 pontos.

Mais em Atletismo