Siga o OTD

Atletismo

Martelo e vara dão primeiros pódios do Brasileiro Sub-18

Bryan Barrios e Jonas Flores ficaram com os dois ouros nas provas que abriram a competição de base disputada no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em São Paulo

Bryan Barrios lançamento do martelo campeonato brasileiro sub-18 de atletismo
Bryan Barrios, ouro no martelo (Wagner Carmo/CBAt)

Bryan Barrios ganhou a primeira medalha de ouro do 11º Campeonato Brasileiro Sub-18, no lançamento do martelo, nesta sexta-feira (20), primeiro dia da competição no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, interior de São Paulo.

A vitória veio com a marca de 54,46 m. A medalha de prata ficou com Arilson de Pontes dos Santos, com 54,01 m, e a de bronze com Leonardo Yan Soares Lucas, com 51,61 m.

No salto com vara, segunda final do dia, a medalha de ouro ficou com Jonas Henrique Flores, com 4,10 m, seguido de Ricardo Panstein, com 3,90 m, e Pedro Henrique Aparecido também com 3,90 m, mas atrás nos critérios de desempate.

Jonas Flores salto com vara campeonato brasileiro sub-18 de atletismo primeiro dia
Jonas Flores, ouro no salto com vara (Wagner Carmo/CBAt)

O Brasileiro Sub-18 de atletismo, com atletas de 15 a 17 anos, prossegue até domingo (22) e é o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia da Covid-19.

Allan Woski

“Foi bem difícil, comecei no ano passado, e tenho de agradecer a minha professora porque foi ela que me deu técnica e força, tudo”, disse Bryan Barrios, que treina com Ana Paula de Campos, em Taubaté, em São Paulo.

O vencedor revelou, ainda, que que se inspirou em Allan Woski, de quem ganhou sua primeira luva especial para o lançamento do martelo. “Me inspirou, foi muito legal o presente.”

+ Meia Maratona Internacional de São Paulo é adiada para 2022

Wolski é o atual campeão do Troféu Brasil no lançamento do martelo, com 71,07 m, medalha de bronze no Sul-Americano de Lima também em 2019, com 72,51 m, e tem como melhor marca pessoal 75,22 m, feito em São Bernardo do Campo há pouco mais de três anos.

Ex-gordinho

A treinadora Ana Paula de Campos contou que Bryan Barrios chegou no atletismo para correr e perder peso. “Mas logo percebi que ele poderia ir bem e era diferente no martelo e poderia fazer bons resultados”, comentou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Marcos Roberto de Oliveira Lopes, que venceu a prova no Brasileiro Sub-20 de atletismo e era um dos favoritos neste primeiro dia, teve problemas e não conseguiu avançar após os três lançamentos que teve direito.

Mais em Atletismo