Siga o OTD

Atletismo

CBAt convoca seleção para o Mundial de Meia Maratona

Além do campeão do Pan de Lima, mais quatro atletas foram os escolhidos para disputar evento na Polônia

Ederson Pereira vai ao Mundial de Meia Maratona
Ederson Pereira foi um dos convocados para o Mundial de Meia Maratona (Wagner Carmo/CBAt)

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) convocou cinco atletas – três homens e duas mulheres – para disputar o Campeonato Mundial de Meia Maratona, marcado para 17 de outubro em Gdynia, Polônia. O destaque da lista foi Ederson Vilela, campeão nos Jogos Pan-Americano de Lima de 2019 nos 10 mil metros.

Além dele, foram chamados Daniel Ferreira do Nascimento e Gilmar Silvestre Lopes no masculino, Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel, no feminino.

Todos os atletas convocados para o Mundial de Meia Maratona alcançaram os índices fixados pelos critérios de convocação estabelecidos pelo Conselho Técnico da CBAt. O evento estava previsto para 29 de março, mas foi adiado por causa da pandemia.

Valdilene Santos Silva
Valdilene Santos Silva é outra que irá representar o Brasil (Jonne Roriz/COB)

Sem amadores

O Mundial de Meia Maratona tinha em março cerca de 27 mil participantes, mas em função da pandemia os amadores foram retirados e correrão apenas atletas de elite.

+ Aos 40 anos, Geisa Coutinho sonha com os Jogos de Tóquio

Para participar, os integrantes da delegação precisarão respeitar um protocolo dividido em duas etapas. As diretrizes preveem ações dos atletas desde dias antes do embarque para a Polônia. Qualquer infração está sujeita à inelegibilidade de participar da competição.

“O protocolo é complexo, mas necessário. Temos de garantir que estamos todos saudáveis”, comentou o treinador Claudio Castilho. “Os atletas estão desde o começo do ano sem competir e devem sentir falta de ritmo. Por isso, eles vão participar da etapa do Torneio FPA, no dia 13, em Bragança Paulista.”

“Acho que mesmo com a falta de ritmo, os atletas vão se superar, pois não tem ninguém contundido. O Mundial é extremamente importante para a preparação do grupo, que pretende correr a Maratona de Valência, na Espanha, no 6 de dezembro. O grande objetivo é a obtenção do índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, acrescentou.

Calendário brasileiro da base

Além da convocação para o Mundial de Meia Maratona, a CBAt também divulgou o calendário oficial atualizado para 2020, visando o retorno das competições de base a nível nacional após a paralisação por conta da pandemia.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, que estava marcado para Cuiabá (MT), será realizado de 6 a 8 de novembro, em São Paulo. A pista reformada do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), no Ibirapuera, também receberá o Brasileiro Sub-23, de 23 a 25 de outubro, e o Brasileiro Sub-18, de 20 a 22 de novembro.

Campeonato Brasileiro Sub-16 ainda não tem data definida. Por se tratar de atletas menores de idade, há uma cautela em razão de que os pais e ou responsáveis não permitam a participação no evento.

Mais em Atletismo