Siga o OTD

Atletismo

Recordista sub-16, Ana Júlia Batista é a esperança no pentatlo

Com sete anos na modalidade, atleta é recordista brasileira da categoria na prova e busca manter o foco para seguir bem

Ana Júlia Batista no pódio do Brasileiro Sub-16
Ana Júlia Batista no pódio do Brasileiro Sub-16 (Dudu Ruiz/CBAt)

16 anos, campeã brasileira e recordista nacional do pentatlo, essa é Ana Júlia Batista. A potiguar é a esperança do Brasil em um futuro com bons resultados na modalidade e sabe o que precisa para isso. “Farei de tudo para ser uma atleta muito focada”. 

Atleta do Clube Atletismo Carcará, Ana Júlia Batista brilhou em 2019 ao conseguir a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-16, onde estabeleceu o novo recorde da categoria, em Fortaleza (CE) e e a prata nos Jogos Escolares da Juventude de Timbó (SC), ambos nas provas combinadas do pentatlo.

+ Competição no Centro Olímpico marca retorno em SP

“Nada foi muito simples para a Ana Júlia, é uma menina muito humilde e como todo adolescente tem suas dúvidas sobre a vida. Em 2018 passou por alguns problemas com o peso, mas conversamos, traçamos os objetivos para 2019 e ela cumpriu tudo e o ano foi maravilhoso”, disse José Eugênio Pinheiro, treinador da atleta desde os 9 anos. “É uma menina extremamente determinada e, apesar dos problemas causados pela pandemia, não tem limite quando focada.”

Ana Júlia Batista Brasileiro sub-16 de Pentatlo
Ana Júlia na disputa do Brasileiro Sub-16 (Dudu Ruiz/CBAt)

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Culpa das amigas

A história de Ana Júlia no pentatlo começou em 2013, por influência das amigas. “Algumas amigas, que praticavam o esporte, me incentivaram a treinar na pista da IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) Todas as provas do pentatlo são especiais. Normalmente eu faço também o lançamento do dardo e o arremesso de peso, no individual”.

+ Sete filmes, docs e livros sobre esportes paralímpicos

Para José Eugênio Pinheiro, o futuro tem tudo para ser bom para Ana Júlia Batista e o Brasil. “Ela tem um potencial incrível, pode melhorar muito os seus resultados e só precisa se concentrar na carreira”.

“Meu principal objetivo quando acabar a pandemia e voltar às competições é fazer o impossível para ser a atleta Ana Julia focada”, finalizou Ana Júlia. .

Mais em Atletismo