Siga o OTD

Atletismo

João Henrrique se destaca no sub-18 com apenas dois anos de pista

Tocantinense mostra potencial nos 400 m ao vencer o Brasileiro e terminar 2019 na liderança do ranking sul-americano da categoria com a marca de 48s00

João Henrrique 400 m sub-18 atletismo
João Henrrique (603) surgiu no litoral de São Paulo (Fernanda Davoglio/CBAt)

João Henrrique Ribeiro Barros surgiu no atletismo nacional só no ano passado, quando venceu os 400 m do Campeonato Brasileiro Sub-18, em Porto Alegre. Nascido em Tocantins, começou a treinar em 2018, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo e a carreira decolou ano passado.

O jovem atleta, nascido em fevereiro de 2003, foi criado no Maranhão e começou a fazer atletismo quando passou a estudar na Escola Estadual Professora Aurelina Ferreira, já em Ubatuba, incentivado pelo professor de educação física Wagner Castro.

Em 2019 a “coisa ficou séria”, quando passou a competir pela Associação dos Servidores Públicos Municipais de Pindamonhangaba (ASPMP), também em São Paulo.

Jogos Escolares

João Henrrique, que ganhou um erre a mais no nome por engano do cartório em que foi registrado, apareceu nos Jogos Escolares de São Paulo em 2018. O treinador Luiz Gustavo Consolino, da ASPMP, viu o garoto em ação e foi procurado pelo professor Wagner.

+ Elegância, velocidade, recordes e um feito inigualável

“Ele me disse que o João era dedicado, esforçado, e que tinha o seu desenvolvimento restrito em Ubatuba, cidade que não tem muitos atletas federados. Conversei com os pais dele e no início do ano passado veio morar em Pindamonhangaba, na Vale do Paraíba, perto do litoral lorte. Ele mora no alojamento dos atletas”, contou Luiz Gustavo.

João Henrrique 400 m sub-18 atletismo
João Henrrique no centro do pódio (Fernanda Davoglio/CBAt)

Potencial para crescer nos 400 m

Para o treinador, João Henrrique tem muito a evoluir. Mostrou potencial ao correr os 400 m em 48s00, no primeiro ano como sub-18, terminando na liderança dos rankings brasileiro e sul-americano da categoria.

“Ele conseguiu um resultado expressivo com pouco tempo de treinamento. Era bem cru, chegou correndo errado nos movimentos de braços e pernas. Não tenho dúvida que vai crescer muito ainda na parte técnica, coisa que se constrói com o passar do tempo”, comentou o técnico.

João Henrrique e o professor Wagner escolheram os 400 m depois de alguns testes na escola. “Me encaixei muito bem na prova porque tem velocidade e exige também resistência”, disse o atleta, que além de campeão brasileiro, ganhou o vice-campeonato estadual sub-18 e a medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros, em Timbó (SC).

No 4×400 m misto, ajudou a equipe a levar o ouro, já competindo pela Escola Estadual Wilson Pires Cesar, de Pindamonhangaba.

Mundial Sub-20

Por causa da pandemia do coronavírus, o atleta passou três meses este ano com a família em Ubatuba e retomou os treinos há dois meses. O objetivo este ano era a Gymnasíade, marcada para a cidade de Jinjiang, na China, que acabou adiada, e o Sul-Americano Sub-18, sem data definida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Estamos aguardando a definição de datas do Brasileiro e do Sul-Americano. Para 2021, o objetivo é o Mundial Sub-20”, completou João Henrrique, referindo-se à competição de atletismo que estava marcada para 2020 e foi adiada para o ano que vem.

Mais em Atletismo