Siga o OTD

Atletismo

Quarto lugar em Helsinque, Ary Façanha morre aos 92 anos

Ary foi o primeiro brasileiro a ultrapassar os 7m no salto em distância e morreu de insuficiência respiratória e pneumonia bacteriana

Ary Façanha de Sá - Helsiquen-1952 - Atletismo
Ary Façanha de Sá representou o Fluminense de 1951 a 1961(Arquivo Pessoal)

O atletismo brasileiro está de luto. Neste domingo (16), o ex-atleta do salto em distância Ary Façanha de Sá morreu aos 92 anos, por insuficiência respiratória e pneumonia bacteriana. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, em Brasília, mas não resistiu.

Nascido no interior do Maranhão, em 1928, Ary Façanha de Sá disputou duas edições de Jogos Olímpicos: em Helsinque-1952, quando foi o quarto colocado, e Melbourne-1956. Ele foi, na época, o primeiro brasileiro a ultrapassar a marca dos 7 m no salto em distância. Também foi recordista sul-americano da prova por 22 anos. Nas duas edições dos Jogos Olímpicos, foi companheiro de Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo.

+Primeira campeã dos 100 m tinha 16 anos e superou até a morte

Em 1955, nos Jogos Pan-Americanos na Cidade do México, Ary bateu o recorde pan-americano, com 7,84 m, a quarta marca do mundo. Ela só foi superada pelo lendário João do Pulo mais de 20 anos depois.

Além disso, Ary Façanha de Sá foi preparador físico do time de futebol do Vasco, idealizador dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e descobridor do campeão olímpico Joaquim Cruz.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O presidente do Conselho de Administração da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), Warlindo Carneiro da Silva Filho, decretou luto oficial da entidade por três dias.

Mais em Atletismo