Siga o OTD

Atletismo

Pandemia faz CBAt e Maratona de São Paulo suspenderem provas

Decisão da confederação foi tomada pelo conselho de administração enquanto a prova paulistana foi forçada pelo poder público

Calendário de Atletismo com foco em Tóquio 2020 coronavírus maratona de são paulo cbat FPA
(Wagner Carmo/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou no sábado (14) o adiamento de todas as provas programadas pela entidade até o dia 30 de abril. A Maratona de São Paulo, agendada para ser realizada no dia 5 de abril, também foi adiada pelos organizadores. O motivo é o mesmo, a pandemia de coronavírus.

A decisão abrange duas etapas do Desafio CBAt/CPB, marcadas para os dias 22 de março e 26 de abril, também por decisão do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Também as Copas Brasil de Fundo e Meio-Fundo e de Provas Combinadas, inicialmente agendadas para os dias 4 e 5 de abril.

Além das provas, a CBAt adiou as reuniões ordinária e extraordinária da Assembleia Geral do dia 19 para data a ser informada posteriormente.

“A decisão do Conselho de Administração está baseada na declaração de pandemia da doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e nas recomendações do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Guarulhos, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Athletics (WA), dentre outras entidades. E também da recomendação específica da Diretoria Médica da CBAt, assinada pelo médico André Guerreiro Gonçalves”, diz a confederação, em nota divulgada à imprensa.

“A Diretoria Médica da CBAt lamenta esta decisão, mas a prioridade é a segurança e o bem estar de todos, sendo a atitude tomada a mais sensata em se ter neste momento de ansiedade e surpresa com a rápida disseminação deste vírus”, afirma André Guerreiro.

CBAt recomendou, ainda, a todas as suas filiadas que o mesmo procedimento seja adotado em relação aos seus eventos estaduais de atletismo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Maratona de SP esperou ordem de cima

Última dentre as grande maratonas do mundo a tomar a decisão, a de São Paulo só adiou a realização da prova, que aglomeraria milhares de pessoas, após receber “ordem de cima” sobre o coronavírus.

“Considerando o decreto do Governador do Estado de São Paulo e as determinações do Prefeito em exercício, bem como recomendações do órgãos públicos competentes e considerando o cenário atual, informamos que a Maratona de São Paulo– 2020 – São Paulo Marathon, foi transferida para o segundo semestre”, disseram os organizadores em nota oficial. A nova data está prevista para ser anunciada até o dia 17 de março.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo