Siga o OTD

Atletismo

Mundial de Meia Maratona de Gdynia, na Polônia, é adiado

A competição prevista para o dia 29 de março, deverá ser disputada dia 7 de outubro, se as condições do coronavírus permitirem. O Brasil teria cinco atletas no evento.

Ederson Pereira maratona
Ederson Pereira, ouro no Pan de Lima (Wagner Carmo/CBAt)

A World Athletics, novo nome da Federação Internacional de Atletismo, anunciou nesta sexta-feira (6) o adiamento do Campeonato Mundial de Meia Maratona. A competição iria acontecer no dia 29 de março, em Gdynia, na Polônia. O motivo é a atual incerteza criada pela disseminação internacional de novo coronavírus.

A World Athletics acatou a decisão do comitê organizador, após analisar as recomendações do Serviço de Inspeção Sanitária de Gdynia.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O Mundial de Meia Maratona deverá ser disputada no dia 17 de outubro, ainda em Gdynia, se as condições internacionais permitirem. A prova tinha cerca de 25.000 inscritos.

“A atual situação comprometeria seriamente o evento neste momento, já que muitos países estão restringindo as viagens internacionais, invocando quarentenas e aconselhando cidadãos e organizadores a evitar reuniões de massa”, diz a nota da WA. “Primeiro e acima de tudo, tivemos que considerar a saúde e o bem-estar de nossos atletas, oficiais e espectadores ao tomar essa decisão.”

O conselho da equipe médica da WA, é que a disseminação do coronavírus é preocupante em muitos países e todas as principais reuniões devem ser revisadas.

O Brasil participaria do Mundial de Meia Maratona com uma equipe de cinco atletas: Ederson Vilela Pereira (Pinheiros), Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA) e Paulo Roberto de Paula (SPFC/Kiatleta), no masculino; e Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel (ambas do Pinheiros), no feminino.

Em relação aos convocados para a competição, o assunto será submetido ao Conselho Técnico da CBAt, que deliberará sobre a manutenção ou não dos convocados.

Antes do Mundial de Meia Maratona, a World Atlhetics já havia adiado para o ano que vem o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo. O evento seria disputado de 13 a 15 de março, em Nanjing, na China, também teve o coronavírus como motivo de adiamento.

Mais em Atletismo