Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mais três paratletas alcançam no Brasileiro índice A para o Mundial

Lorena Spoladore, Joeferson Marinho e Fabrício Júnior juntam-se aos 17 já classificados; Convocação ao Mundial de novembro será divulgada nesta semana

Lorena Spoladore
Lorena Spoladore (Ale Cabral/CPB)

Os paratletas Lorena Spoladore, Joeferson Marinho e Fabrício Júnior alcançaram no Campeonato Brasileiro de Atletismo índice A para o Mundial de atletismo paralímpico, marcado para novembro. Com isso, já são vinte que bateram a marca (veja abaixo) e ficam no aguardo da convocação, marcada para esta semana.

Disputado no CT Paralímpico, em São Paulo, o Brasileiro contou com a participação de cerca de 600 competidores e encerrou o período para obtenção de índices. O Mundial ocorrerá de 7 a 15 de novembro.

Lorena Spoladore chegou no índice, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, nos 100m T11, para cegos totais; Joeferson Marinho e o sul-matogrossense Fabrício Júnior alcançaram nos 100m T12, para atletas com baixa visão.

“O Brasil tem evoluído muito no cenário mundial. Estamos entre os melhores do planeta e esta delegação é composta por atletas que classificaram-se com uma performance que os coloca entre os três primeiros do mundo. Será uma equipe muito forte em Dubai e nossa expectativa, como não poderia deixar de ser, é muito boa”, disse Amaury Veríssimo, técnico-chefe do atletismo no Comitê Paralímpico Brasileiro.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

São esperados cerca de 1.300 atletas de mais de 100 países para o Mundial de Dubai. Londres sediou a última edição do evento em 2017. O Brasil ficou com o nono lugar no quadro-geral de medalhas: foram oito ouros, sete pratas e seis bronzes – um total de 21 pódios.

O Campeonato Brasileiro foi palco ainda dos primeiros classificados do atletismo para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. A paulista Beth Rodrigues (lançamento de disco F52), o carioca João Victor Teixeira (lançamento de disco F37), a acreana Jerusa Geber e Lorena Spoladore (100m T11), além do paulista Thomaz Ruan (400m T47) foram os cinco primeiros a conseguir marcas qualificatórias para a Paralimpíada. Os índices foram divulgados nesta semana.

Os melhores atletas do país tinham direito a entrar no Campeonato Brasileiro. Eles foram classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, competidores puderam buscar marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em junho, já a segunda, em agosto.

Paratletas com índice A para o Mundial de Dubai

Alessandro Rodrigo (F11)
Cícero Valdiran (F57)
Daniel Martins (T20)
Daniel Mendes (T11)
Edson Pinheiro (T48)
Elizabeth Gomes (F52)
Fabrício Júnior (T12)
Izabela Campos (F11)
Jerusa Geber (T11)
Joeferson Marinho (T12)
Júlio Cesar Agripino (T11)
Lorena Spoladore (T11)
Petrúcio Ferreira (T47)
Raissa Machado (F56)
Tascitha Cruz (T36)
Thalita Simplício (T11)
Thiago Paulino (F57)
Thomaz Ruan (T47)
Vinicius Rodrigues (T63)
Vitor Antonio de Jesus (T37)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia