Siga o OTD

Seleção Brasileira

Sem o Brasil, Pan-Americano de Lima define os grupos do futebol

Pela primeira vez em 20 anos, os Jogos não contarão com a participação de nenhuma equipe brasileira. Torneio no Peru começará dia 28 de julho

Imagem dos grupos para o torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos (Crédito: Lima 2019)

Foram sorteados nesta sexta-feira (12) os sorteios dos grupos dos torneios de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. Pela primeira vez em 20 anos, a competição não contará com a presença de equipes brasileiras em ambos os gêneros.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Se no feminino, por causa dos critérios da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), o Brasil não teria vaga mesmo tendo vencido a Copa América de 2018, no masculino a causa foi a falta de competência. A seleção sub-20 deu vexame no Sul-Americano realizado no início do ano, tendo ficado fora do Pan e até do Mundial da categoria.

A última vez que os torneios de futebol do Pan não contaram com a presença do Brasil foi em Winnipeg-1999. Aquele inclusive foi o primeiro ano de disputa do futebol feminino no Pan. De lá para cá, a seleção feminina esteve presente em todas, ganhando três ouros (Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Toronto-2015) e uma prata (Guadalajara-2011).

Já a lista de ausência da seleção masculina é bem maior. O Brasil não participou ao todo de seis edições do Pan no futebol. Tem no currículo quatro ouros (um deles dividido com o México, em 1975), três pratas e um bronze. Ainda assim, a seleção é a segunda com maior número de participações nos Jogos, 11 no total. O recordista de presença é o México, com 14 participações.

Grupos sorteados

Com a presença de dirigentes e treinadores de algumas das seleções participantes, os sorteios dos grupos do futebol pan-americano aconteceram na sede da Associação Peruana de Futebol. No torneio feminino, o Grupo A será formado por Paraguai, Colômbia, México e Jamaica. O Grupo B terá Peru, Argentina, Costa Rica e Panamá.

O torneio masculino terá no Grupo A as seleções do Panamá, México, Equador e Argentina. O Grupo B ficou com Peru, Uruguai, Jamaica e Honduras.

O torneio feminino começará no dia 28 de julho e o jogo de abertura será entre México e Jamaica. O futebol masculino se iniciará no dia 29, tendo como primeira partida o duelo entre Panamá e México. As partidas serão realizadas no Estádio da Universidade de San Marcos, com capacidade para 21 mil espectadores.

VEJA TAMBÉM:

Bolt conhece pista de atletismo do Pan de Lima e recebe homenagem 
Estádio do rúgbi do Pan será testado em qualificatório de Tóquio-2020 
A Vila Pan-Americano dos Jogos de Lima está pronta. Confira as imagens 
Atletismo brasileiro tem dia de índices para Mundial e Pan-Americano

Mais em Seleção Brasileira