Siga o OTD

Wrestling

Após Aberto da Polônia, brasileiros miram os mundias

RuivaFight

Equipe nacional de wrestling se divide e mira preparação para os mundias Sênior e Júnior da modalidade

O wrestling nacional encerrou a participação no forte torneio Aberto da Polônia 2018 e segue em duas frentes de preparação no continente europeu para os Campeonatos Mundiais que se avizinham: o Campeonato Mundial Júnior em Trnava, na Eslováquia e Campeonato Mundial Sênior de Budapeste, na Hungria, em outubro. Lais Nunes e Giullia Penalber seguem para Belarus onde disputam o Evento Teste para os Jogos Europeus 2019, que acontecem em Minsk, capital de Belarus.

Giullia Penalber até 57kg e Lais Nunes até 62kg: As campeãs dos Jogos Sul-americanos 2018, Giullia Penalber e Lais Nunes, lutam no sábado dia 15/09 a fase de eliminatórias. As finais acontecem no dia seguinte. Depois da prévia do Mundial de Budapeste no Aberto da Polônia, a dupla segue para mais um torneio preparatório e conta com o treinador Nisdany Perez no córner.

“Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade de competir esse dois torneios de altíssimo nível antes do Mundial. Certamente será bom pra testar, preparar e corrigir os detalhes para o Mundial. Além disso estou tendo a oportunidade de de ter meu treinador do dia a dia Nisdany Perez e essa preparação ao lado dele, traz ainda mais confiança”, frisou Lais, quinta colocada no aberto da Polônia.

Já o desafio dos juniores acontece entre os dias 19 e 20. Dois atletas vão representar o país no Mundial 2018, os campeões pan-americanos Joilson Júnior e Thais Oliveira. A dupla segue na Polônia onde participa do treinamento mundial e de lá segue para Trnava, Eslováquia. Os lutadores buscam o pódio do Mundial que não vem desde 2006. Há doze anos, Aline Silva conquistou a medalha de prata na edição disputada na Guatemala, a única do país no torneio.

Joílson Júnior até 67kg do estilo greco-romano: o tricampeão pan-americano júnior Joílson Júnior estreia no dia 18/9, nas eliminatórias de 10h30 às 15h. A disputa de medalhas acontece no dia 19/9.

Thais Oliveira até 72kg do wrestling feminino: a campeã pan-americana Thais Oliveira luta no dia 20/9 a fase de eliminatórias e repescagem. Já a disputa de medalhas acontece no dia 21/9.

Aberto da Polônia

Sargis Khachatryan até 55kg – primeira medalha para o Brasil no torneio
A divisão de peso de Sargis foi disputada no sistema todos contra todos. Na primeira luta, Sargis acabou batido por superioridade técnica (10 a 1) para armênio Norayr Hakhoyan e ficou de fora pela medalha de ouro. Para ter chance de ficar com a medalha, o brasileiro precisava vencer o búlgaro Nedyalko Petrov, mas o rival acabou levando a melhor por 12 a 4 e Sargis acabou em terceiro lugar e com a primeira medalha do Brasil no torneio.

Lais Nunes até 62kg 
A goiana Lais fez uma estreia segura contra a húngara Marianna Sastin e triunfou por 6 a 2. Na fase de quartas de finais, a brasileira encarou a ucraniana Llona Prokopniuk, venceu por um placar apertado 9 a 7 e garantiu vaga na semifinal contra Yuliia Ostapchuk, também ucraniana. A luta seguia parelha (2 a 1 ) até Yullia alcançar o touche e garantir vaga na final deste domingo. Com isso, Lais segue para disputa do bronze contra a vencedora do confronto entre a polonesa Natalia Kubaty e a chinesa Na Li.

Mais em Wrestling