Siga o OTD

Wrestling

Daniel Nascimento é o Amazonas no Pan-Americano Júnior

RuivaFight /CBW

Por conta da federação do estado, Daniel Nascimento começou na modalidade e hoje é o Amazonas no Pan-Americano Júnior de Wrestling

Daniel Nascimento, da categoria até 57kg, é um dois muitos frutos do trabalho  realizado pela Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Luta Olímpica (FALLE). Depois de receber o Pan-americano Cadete em 2010 e entrar nos Jogos Escolares, o wrestling amazonense cresceu entre crianças e adolescentes e os jovens que iniciaram a prática ainda crianças como Daniel, passaram a representar o estado e o Brasil nos pódios.

“Fazia jiu-jitsu em um clube perto de casa e tive a oportunidade de lutar um torneio de wrestling com 14 anos. A partir daí fiquei curioso e comecei a treinar o wrestling. Já são seis anos e hoje me dedico integralmente ao wrestling e venho conquistando  bons resultados. Como o estado do Amazonas é um dos que mais ganham medalhas no Brasil, acredito que essas conquistas trazem cada vez mais atletas como o sonho em disputar os Jogos Olímpicos”, explica Daniel, 20 anos.

O trabalho do wrestling amazonense que revelou Daniel e outros muitos atletas está em franca expansão no estado. Além do Centro de referência em Manaus, dois municípios do interior já recebem projetos para descobrir novos talentos da modalidade: Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Segundo Daniel, o segredo é o comprometimento dos profissionais envolvidos, seja nos momentos dos elogios ou no momento das broncas, que no caso do lutador são frequentes.

“Aqui há centro de treinamento e profissionais que não tem hora ruim para nos ajudar nos treinamentos. Tenho certeza que as medalhas que conquistei são fruto do trabalhos dos meus treinadores que pegam bastante no meu pé e estão sempre puxando minha orelha e aconselhando. Este é o terceiro pan que luto e consegui trazer resultado nos outros dois e espero que não seja diferente neste”, projetou Daniel, único medalhista brasileiro do estilo livre no último Pan Júnior.

Como frisou, Daniel conquistou a medalha de bronze na última edição do Pan-americano Júnior 2017, em Lima, Peru. Aos 20 anos, essa é sua última competição entre os juniores. A partir do ano que vem, Daniel, dono de quatro medalhas de prata em Brasileiros Sênior vai buscar uma vaga na equipe brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio- 2020. Por isso, Daniel também conhecido como Mogli, o menino Lobo, quer fechar a participação com chave, ou melhor, medalha de ouro.

“Quem me apelidou de Mogli foi o coordenador da seleção, Flavio Cabral, acho que não tem nada a ver (risos). Espero realizar nessa minha última participação em campeonatos júnior, uma grande competição e ter um melhor resultado do que nas outras competições que participei e conseguir a medalha de ouro”, finalizou.

Como torcer para Daniel Nascimento no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categoria: até 57kg do estilo livre
Dia da luta: 19/08
Local: Centro de Formação Olímpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelão, Fortaleza – Ceará
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais 18h às 20h30

Mais em Wrestling