Siga o OTD

Wrestling

O retorno de Beatriz dos Reis para chegar no Pan-Americano Júnior

Ruiva Fight/CBW

Após cinco anos parada, Beatriz dos Reis decidiu voltar para a praticar esporte e em 2018 vai disputar o Pan-Americano Júnior de Wrestling

A paulista Beatriz dos Reis é a prova que o esporte pode mudar a vida de uma pessoa de várias maneiras.  Em 2010, a mãe de Beatriz decidiu colocar as três filhas no caminho do esporte e levou as meninas ao Centro Olímpico Ibirapuera, em São Paulo. Beatriz teve o primeiro contato com o wrestling, mas infelizmente ainda no fim de 2010 se viu obrigada a deixar o esporte e ficar 5 longos anos longe dos tapetes. Mas o sonho olímpico, despertado na adolescente Beatriz, tinha apenas adormecido e despertaria novamente e mais forte.

“Minha mãe trabalhava perto do Centro Olímpico e decidiu colocar as três filhas no esporte. Como nos mudamos e minhas irmãs não queriam mais lutar tive que deixar o wrestling no final de 2010 e só voltei em 2015. Nesse período cheguei a pesar 108kg e decidi voltar pela minha saúde e também por um sonho de ser atleta. Já me sinto medalhista de ouro por ter perdido esses 32kg”, revelou Beatriz, que acaba de terminar um curso técnico em Nutrição e pretende fazer faculdade da matéria.

Do alto do seu 1,73, Beatriz não se deixa abater pela dificuldade sempre presente nas categorias pesadas do wrestling feminino: a pouca quantidade de meninas em sua divisão de peso. Além de treinar com meninas de pesos mais leves, a atleta conta com a ajuda dos meninos, sempre dispostos a fazer força para ajudar. No entanto, Beatriz vê aumentar o número de mulheres em esportes de luta e sente que o cenário vai mudar e cada vez mais meninas vão estar nos tapetes.

“Antes parecia que mulher fazer esporte de luta era proibido. Agora estamos ganhando bastante força e visibilidade no esporte, fico feliz de poder mostrar para todos e principalmente para outras meninas que nós podemos sim,e se é seu sonho acredite que você pode sim.E como tenho uma treinadora isso me mostra que  posso muito mais”, afirmou Beatriz, 19 anos, que sonha entrar para o quadro de atletas da Marinha do Brasil, como vários atleta da equipe sênior e júnior.

A treinadora citada por Beatriz é Lucimar Medeiros. Uma das poucas treinadoras do mundo a ensinar além do estilo livre, o estilo greco-romano, disputado apenas por homens, Lucimar foi uma das técnicas convocadas para integrar o corpo de treinadores da seleção no Pan e estará no córner de Beatriz. A paulista faz questão de ressaltar a importância da técnica em sua carreira esportiva e não esconde a segurança por ter o suporte de Lucimar em sei primeiro desafio internacional.

“Lucimar é minha mãe no wrestling meu ponto de força. Quantas vezes pensei em desistir e ia correndo pedir socorro a ela. Saber que ela estará junto comigo em minha primeira competição internacional me dá ainda mais força. Quero chegar e dar o melhor no Pan, representar bem o Brasil no Pan-americano. Sei que depois que passar tudo que passei, já ganhei uma medalha de ouro e agora quero outro para poder continuar meu sonho”, completou Beatriz.

Como torcer para Beatriz dos Reis no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categoria: até 76kg do wrestling feminino
Dia da luta: 18/08
Local: Centro de Formação Olímpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelão, Fortaleza – Ceará
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais 18h às 20h30

Mais em Wrestling