Siga o OTD

Wrestling

Nikeli Oliveira e a força da família que a levou para o Pan-Americano

Ruiva Fight CBW

Como outras atletas da modalidade, Nikeli Oliveira teve seu começo esportivo no judô, mas trocou de modalidade e vai participar do Pan-Americano Júnior de Wrestling

Nikeli Oliveira é a representante brasileira na categoria até 65kg no Pan-americano Júnior 2018. O primeiro esporte de Nikeli foi o judô até ser apresentada ao wrestling pelo professor Renato Fonseca. Em um primeiro momento trocar o quimono pela malha não foi fácil. Mas a menina, natural da cidade de Rio Limpo e atualmente moradora de João Pessoa, decidiu continuar no esporte e colhe os frutos de ter se dedicado ao wrestling.

“Comecei a treinar wrestling em 2013 e fiz parte da equipe que conquistou a medalha de ouro por equipes nos Jogos Escolares da Juventude. Depois acabei me afastando um pouco e só voltei a competir em 2016 com um incentivo muito grande do  meu treinador Renato e dos meus pais José Luiz e Eunice. Quando retornei, fiquei em segundo lugar no Brasileiro Cadete 2016 e desde então não parei mais. No mesmo ano deixei e o judô e passei a treinar apenas wrestling”, explicou Nikeli.

O apoio da família também é fundamental na hora dos custos com os pais se desdobrando para custear passagens para campeonatos nacionais e treinamentos. Mas a força de Nikeli não vem só dos pais e da mãe. Filha do meio, a lutadora tem mais duas irmãs, Micaely, 20 anos e Lohanny de 3 anos. A caçula é um dos principias combustíveis para a atleta em todas as competições. No retorno das viagens, Lohanny é a primeira a recepcionar Nikeli e recebe atenção especial.

“Ela já fala que quando crescer quer ser lutadora. Toda vez que vou para alguma competição tento fazer meu máximo pra conseguir a medalha, chegar em casa e colocar no pescoço dela. Quando isso acontece vejo nos olhinhos dela brilharem de felicidade.  É um tipo de compromisso que tenho comigo e com ela. Tenho certeza que, se ela seguir meus passos no esporte, vai chegar longe. Isso dá mais força ainda nos treinamentos e competições”, projetou a irmã orgulhosa.

Com apenas 17 anos, ou seja, ainda com idade de cadete, a paraibana se mostra entusiasmada de já em seu primeiro ano na categoria júnior conquistar o título Brasileiro e garantir vaga para o Pan-americano Júnior. Com os pés no chão, Nikeli sabe que ainda tem muito para evoluir dentro da categoria e que seu objetivo neste torneio é adquirir experiência e novos conhecimentos. Por isso faz questão de agradecer aos companheiros de treino e a todos que a ajudam na caminhada.

“Sei que ainda não é nem meu primeiro ano de júnior e por isso estou feliz de poder lutar uma competição deste nível. Gostaria de agradecer meus companheiros de treino, os treinadores Renato Fonseca e Walter Junio e principalmente meus pais que estão sempre do meu lado. Espero conseguir dar o meu melhor e representar bem a Paraíba e o Brasil”, finalizou.

Como torcer para Nikeli Oliveira no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categoria: até 65kg do wrestling feminino
Dia da luta: 18/08
Local: Centro de Formação Olímpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelão, Fortaleza – Ceará
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais 18h às 20h30

Mais em Wrestling