Siga o OTD

Wrestling

Gabriel Lira lutará por dois no Pan-Americano Júnior

Ruiva Fight

Após o falecimento do pai, Gabriel Lira decidiu lutar pelos dois e é o que fará na disputa do Pan-Americano Júnior de Wrestling

O wrestling na vida de Gabriel Lira é muito mais do que um esporte. Em 2012, Gabriel começou a praticar o wrestling em Natal, capital do Rio Grande do Norte por intermédio do professor Fernando Antônio. No mesmo ano, Sérgio, pai de Gabriel, faleceu depois de uma batalha de seis anos contra o câncer. A modalidade ajudou o jovem com então 12 anos a amenizar a perda e se tornou um refúgio para o lutador e sua mãe Janete, fã número um do lutador.

“O esporte ajudou a ocupar minha cabeça e foi importante também para minha mãe Janete. Ela sempre fez questão de me levar e buscar nos treinamentos e até hoje nunca perdeu uma competição. Nem sei como teria sido para nós sem a modalidade. Foi um momento de superação muito grande da minha família. O wrestling me ensinou a ter disciplina, compromisso e sou muito grato ao esporte”, contou Gabriel, atualmente com 18 anos, o primeiro da categoria etária.

A parceria entre mãe e filho seguiu dos treinos para os campeonatos e Janete passou a ser a companhia inseparável de Gabriel. Outra parceiro, o treinador Fernando foi o espelho para o atleta optar por Educação Física na hora de escolher a faculdade. Atualmente, Gabriel cursa o quarto período na Uni RN e vai disputar o Mundial Universitário em outubro. Bem diferente do menino obeso que começou a lutar há seis anos. O treinador ajudou a trocar os  quilos a mais por medalhas.

“Quando comecei a lutar era bem gordo e ainda no ensino fundamental, o Fernando me chamou para treinar. A rotina de treinos mudou minha estética (risos). Até hoje Fernando é meu técnico e se tornou também amigo, tanto que foi o espelho quando resolvi fazer faculdade de Educação Física por causa dele. Quando se trata da modalidade ele exige compromisso e dedicação, não tem brincadeira”, revelou Gabriel, natural de Parnamirim, município na região metropolitana de Natal.

Atual campeão brasileiro, o lutador vai disputar sua primeira competição internacional este ano. Segundo o próprio Gabriel, a aprendizagem é contínua e o Pan-americano em Fortaleza será mais uma oportunidade de evoluir na promissora carreira. Contudo, o jovem demonstra experiência ao falar sobre seus companheiros de treino e da importância que eles têm durante sua jornada. Uma frase resume o sentimento carregado pelo norte-rio-grandense para os torneios e para vida.

“Uma frase que sempre levo comigo é: ninguém faz nada sozinho. Apesar de estar um pouco mais familiarizado com o estilo livre vou lutar esse pan-americano no estilo greco-romano, aproveitei as férias na faculdade e intensifiquei os treinamentos. Hoje treino na equipe Hikari que é mais que um clube, é uma família. Todos ajudaram muito e tenho certeza que essa união, companheiros de treino, mais família, mais treinador vai render bons frutos. Por isso ninguém faz nada sozinho” concluiu Gabriel.

Como torcer para Carlos Gabriel Lima no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categorias: até 97kg do estilo greco-romano
Dia da luta: 17/08
Local: Centro de Formacao Olimpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelao, Fortaleza – Ceara
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais 18h às 20h30

Mais em Wrestling