Siga o OTD

Wrestling

Joílson Júnior tenta o 3º título do Pan-Americano Júnior

Joílson Júnior Pan-Americano de Wrestling

Em busca do tricampeonato inédito para o Brasil, Joílson Júnior é o atleta a ser batido na categoria até 67kg do estilo greco-romano no Pan-Americano Júnior de Wrestling

Uma das principais revelações do wrestling nacional, o niteroiense Joílson Júnior, de 20 anos, traduz expectativas em medalhas e chega ao Pan-Americano Júnior como o atleta a ser batido em sua divisão de peso. Na edição deste ano, Joílson pode atingir o tricampeonato, algo inédito para o Brasil na história da modalidade. O grequista está empatado com a atleta olímpica Lais Nunes, também duas vezes campeã pan-americana júnior, em São Paulo (2011) e na Guatemala (2012).

“Agora que parei pra pensar nisso de tricampeonato (risos). A responsabilidade cresce ainda mais, mas ao mesmo tempo fico feliz e empolgado. Todas as minhas competições são bastante importantes e esse Pan-americano não será diferente. Como a competição é no Brasil é ainda mas importante termos um bom resultado, principalmente para impulsionar ainda mais o crescimento do wrestling no Brasil e quem sabe vencer a sapatilha de ouro de melhor atleta a competição”, projetou Joílson, ouro no Pan Júnior nas edições de Barinas, Venezuela em 2016 e Lima, Peru, em 2017.

O talento de Joílson transcendeu a categoria etária. Além das medalhas de ouro na categoria júnior (18 a 20 anos), Joílson venceu os Jogos Sul-americanos de Cochabamba 2018 entres os seniores (acima de 20 anos). Ou seja, mesmo mais jovem do que os rivais, o grequista já luta de igual para igual com adversários mais experientes. A conquista dos Jogos Sul-americanos de Cochabamba rendeu a Joílson uma vaga nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019. Outra conquista importante foi a medalha de prata no Pan Sênior. Porém, o grequista precisou se desdobrar para competir em duas categorias etárias.

“Este ano ingressei na Marinha e tive que participar de um curso preparatório pouco antes do Pan-americano. Em virtude dos compromissos fui liberado para treinar apenas uma semana antes do torneio. Já para os Jogos Sul-americanos, como já tinha terminado o curso, pude me dedicar integralmente aos treinamentos e graças a Deus consegui vencer o campeonato”, revelou Joílson, titular da categoria até 66kg, também na categoria sênior e uma das apostas para os Jogos de Tóquio-2020.

Fora dos tapetes, o atleta também vem colecionando conquistas. Este ano, Joílson passou a ser Terceiro Sargento da Marinha do Brasil e também casou com a amazonense Paula Saldanha. Antes, o jovem morava com os pais e os dois irmãos. Segundo Joílson, como a companheira é atleta e entende as necessidades, antes, durante e depois da competições, a mudança foi benéfica, tanto para a vida pessoal, quanto para carreira de lutador e ajuda a explicar o bom momento esportivo.

“Tudo mudou quando saí da casa dos meus pais. Agora eu tenho mais privacidade e estou mais organizado em tudo, treino, alimentação e descanso principalmente. Como Paula lutou, ela entende tudo que um atleta passa e ajuda na minha evolução dentro e fora dos tapetes. Ela está sendo uma verdadeira parceira”, encerrou Joílson.

Como torcer para Joílson Júnior no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categoria: até 66kg do estilo greco-romano
Dia da luta: 17/08
Local: Centro de Formacao Olimpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelao, Fortaleza – Ceara
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais

Mais em Wrestling