Siga o OTD

Wrestling

Leonardo Rosa quer uma medalha no Pan-Americano Júnior

Do começo aos 14 anos, desafios com a família e título brasileiro, conheça a caminhada de Leonardo Rosa para chegar ao Pan-Americano Júnior de Wrestling

O paulista deu seus primeiros golpes nos tapetes em 2014 no Projeto de Aperfeiçoamento do Atleta (PAF) do SESI-Osasco com 14 anos. Apaixonado pelo esporte, Leonardo teve que enfrentar uma resistência dentro de casa. Os pais acreditavam que a vida esportiva deveria ser deixada de lado e que trabalho e estudo fossem encarados como prioridade. Em um primeiro momento Leonardo cedeu e se dedicou ao trabalho e estudos. Porém, pouco tempo depois, o promissor atleta convenceu a família de que a formação acadêmica poderia ser conciliada com os treinos em alto rendimento do wrestling.

“No início, minha família colocou alguns obstáculos. Tinha que estudar e também obter algum tipo de renda. Por isso consegui um emprego de jovem aprendiz e deixei o wrestling. Em 2015, treinei apenas no período das férias. No ano seguinte, quando terminei o ensino médio voltei a lutar e passei a treinar no Centro Olímpico. Também mudei de estilo, do livre fui para o estilo greco-romano” explicou Leonardo, treinado por Lucimar Medeiros, uma das técnicas brasileiras convocadas para o Pan 2018.

O grequista voltou a participar dos torneios nacionais. Já no ano do retorno, uma medalha de bronze no Brasileiro, no ano seguinte a prata. Em 2018, Leonardo conquistou a tão sonhada medalha de ouro. As conquistas não fizeram Leonardo abandonar a carreira acadêmica. Por meio do Centro Olímpico, o lutador conseguiu uma bolsa universitária e cursa o quarto período da faculdade Direito. Atualmente faz estágio na Justiça Federal pela manhã e se dedica ao wrestling na parte da tarde. Além da bolsa no ensino superior, Leonardo passou a receber auxílio do Programa Bolsa Atleta.

“Depois que consegui voltar ao wrestling, passei a fazer parte do Programa Bolsa Atleta e ainda consegui estágio. Sei que um dia terei que escolher entre uma carreira e outra, mas ainda pretendo continuar a lutar por muitos anos. Fico feliz por poder conciliar o esporte com a faculdade. Nas últimas semanas estou de férias, então tenho um pouco mais de tempo para treinar”, explicou Leonardo, 20 anos e aluno da Universidade Paulista (UNIP), na Avenida Paulista, coração da capital paulista.

Se falta tempo, sobra vontade para o jovem atleta. O Pan-americano Júnior 2018 é a primeira competição internacional da carreira do atleta. Para Leonardo, a oportunidade de treinar e competir contra rivais do exterior será única. Mas o futuro advogado quer deixar Fortaleza com lembranças, experiência e aumentar a lista de conquistas do wrestling brasileiro.

“Sempre sonhei em poder representar o Brasil em uma competição internacional. Quero ver um pouco mais de perto como treinam e lutam os estrangeiros e adquirir um pouco mais de experiência. Espero também conseguir uma medalha. Claro que vou buscar o ouro, mas subir ao pódio é o objetivo nesta competição”, concluiu o estreante Leonardo.

Como torcer para Leonardo Rosa no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categoria: até 63kg do estilo greco-romano
Dia da luta: 17/08
Local: Centro de Formacao Olimpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelao, Fortaleza – Ceara
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais

Mais em Wrestling