Siga o OTD

Wrestling

Carlos Gabriel Lima se prepara para a disputa do Pan-Americano

Divulgação

Do “judô sem quimono”, passando pelo troféus e chegando no Pan-Americano de Wrestling, a trajetória de Carlos Gabriel Lima na luta 

Carlos Gabriel Lima vai lutar até 55kg no primeiro dia de competições do Pan-americano Júnior de Wrestling 2018, que acontece no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza, Ceará. Natural de Natal, Rio Grande do Norte, Carlos Gabriel ou apenas Gabriel como gosta de ser chamado – Carlos, segundo o próprio é utilizado apenas pela mãe –  conheceu o wrestling por indicação de amigos da escola. Em um primeiro momento, o jovem nem se deu conta da modalidade milenar que praticava e viria a se destacar.

“Em 2013, amigos me convidaram para treinar e fui. Como no local tinha judô e não tinha dinheiro para quimono, achei que estava praticando judô sem quimono. Só depois, o professor João Paulo Barbosa disse que o que eu fazia e levava jeito era a Luta Olímpica, o Wrestling e continuei em frente. Na luta comecei a ganhar torneios e não parei mais. Este ano estou muito motivado de estrear internacionalmente”, contou Gabriel, ouro no brasileiro júnior 2018 e bicampeão cadete 2016 e 2017.

O empenho em representar a delegação brasileira fez Gabriel e seus familiares traçarem uma estratégia. Para diminuir os custos com deslocamentos, passagens aéreas e hospedagens, o lutador  decidiu passar uma temporada no Rio de Janeiro e foi morar com o pai em Nilópolis, Baixada Fluminense. O objetivo era estar no estado onde seria disputado o Campeonato Brasileiro Júnior, este ano o torneio foi disputado na Arena Carioca 1 e bastava ao atleta potiguar vencer o torneio para ter a possibilidade de competir o Pan-americano Júnior 2018. E foi o que aconteceu medalha de ouro e vaga garantida.

“Conversei com meu pai e decidi além de lutar o Pan-americano, competir também a Copa Natal que acontece na semana seguinte. Mas ainda não tenho certeza se depois disso volto de vez para Natal ou fico no Rio de Janeiro. Penso em fazer um bom Pan e quem sabe ser convocado para o Mundial. Já estou até puxando o “s” e falando o sotaque para o pessoal não me zoar mais (risos). Em setembro vou completar 18 anos talvez fique de vez no Rio de Janeiro. Vou sentar com meu pai conversar e decidir”, afirmou Gabriel, que representa o Rio Grande do Norte em competições nacionais.

Antes da decisão se muda de estado ou não, o jovem precisa superar adversários internacionais. Para alguns o nervosismo da estreia poderia tomar conta e desconcentrar os atletas a, mas Gabriel se mostra orgulhoso em vestir a malha de selecionáveis brasileiros. Além da medalha, ele espera adquirir experiência e um aprendizado maior no contato com seus rivais.

“Espero que todos nós que vamos representar o Brasil no Pan termine o torneio com uma medalha. Além disso adquirir experiência, principalmente por mim pois não tive condições financeiras de viajar para disputar o Pan no exterior os outros anos. Tenho certeza que será uma experiência incrível lutar um torneio desse nível com os principais lutadores de fora competindo aqui no nosso país”, completou Gabriel.

Como torcer para Carlos Gabriel Lima no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categoria: até 55kg do estilo greco-romano
Dia da luta: 17/08
Local: Centro de Formacao Olimpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelao, Fortaleza – Ceara
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais

Mais em Wrestling