Siga o OTD

Wrestling

Erivan Rocha quer mais uma medalha em Pan-Americanos

Tendo conquistado duas medalhas de bronze em Pan-Americanos de Wrestling, em 2016 e 2017, Erivan Rocha espera subir no lugar mais alto do pódio em 2018

A partir desta quarta-feira o site oficial da Confederação Brasileira de Wrestling traz uma série de entrevistas pouco com os 25 atletas que lutarão pelo Brasil no Pan-americano Júnior 2018, 15 a 17 de agosto, em Fortaleza, capital do Ceará. O primeiro atleta é Erivan Rocha, categoria até 60kg do estilo greco-romano. Natural da cidade de Montanha, interior do Espírito Santo, Erivan vai lutar no primeiro dia disputas do Pan e é um dos candidatos a medalha de ouro em sua categoria. Dono de duas medalhas de bronze em Pan-americanos, em 2016 e 2017, o grequista está pronto para subir novamente ao pódio, dessa vez no lugar mais alto.

“Todos nós atletas sabemos que um Pan-americano Júnior tem um nível mais forte. Por isso, além do treinos no tapete a concentração tem que ser mais forte. Estou confiante em poder trazer mais uma medalha, mas dessa vez quero que venha a medalha de ouro”, contou Erivan, também tricampeão brasileiro (2016 a 2018) júnior entre os atletas do estilo greco-romano.

Atualmente, Erivan treina e mora nas dependências do Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN) da Marinha e está há cinco anos longe de sua cidade natal Montanha, interior do Espírito Santo. Na infância, ajudava os pais e os irmãos a cuidaram da terra antes de ir para escola, onde conheceu o wrestling. A saudade da vida bucólica e de casa quase fizeram Erivan desistir da carreira esportiva. Mas o auxílio de um companheiro de treinos, Calebe Correa, ouro no Pan-americano Cadete em 2014, fez o lutador voltar ainda mais forte e seguir na busca por medalhas para o wrestling brasileiro.

“Bateu a vontade de retornar para casa não vou mentir. Mas nesse período de dúvida, procurei muito o caminho de Deus e tive bastante ajuda do Calebe, que sempre esteve ao meu lado e incentivou para que eu persistisse. Isso agora já passou e estou novamente 100% com o pensamento nos treinos e em estar preparado para lutar”, revelou Erivan.

Com a luta interna vencida, Erivan sabe que vai enfrentar adversários um pouco mais altos do que ele. O baixinho de 1,58 não vê diferença em lutar contra rivais mais altos ou mais baixos. O estatura que para muitos pode ser vista como desvantagem, para Erivan é uma arma. Independentemente do tamanho, o atleta esbanja confiança em continuar entre os melhores.

“Não existe uma regra, por vezes o meu estilo de lutar encaixa com um atleta mais alto e as vezes alguns apresentam um pouco mais de dificuldade. Em alguns momentos é até mais fácil para alcançar o tronco do adversário. Se não sou um dos mais altos do meu peso, tenho certeza que sou um dos mais fortes”, afirmou Erivan.

Como torcer para Erivan Rocha no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categoria: até 60kg do estilo greco-romano
Dia da luta: 17/08
Local: Centro de Formacao Olimpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelao, Fortaleza – Ceara
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais

Mais em Wrestling