Siga o OTD

Wrestling

Helisson é bronze e Brasil encerra Pan Cadete com 4 medalhas

Helisson é bronze e Brasil encerra Pan Cadete com 4 medalhas
Divulgação

Com bronze de Helisson Bresson, Brasil encerra participação no Pan-americano Cadete 2018 com quatro medalhas.

O wrestling brasileiro encerrou, neste domingo (27), a participação no Pan-americano Cadete 2018, disputado na Guatemala, com mais um pódio. Helisson Bresson conquistou a medalha de bronze na categoria até 48kg do estilo livre.

Com o triunfo de Helisson, a equipe nacional fechou a participação no Pan-americano com quatro medalhas. Além de Helisson, Igor Queiroz conquistou o ouro no estilo greco-romano até 92kg, Heloísa Martinez, a prata no wrestling feminino até 48kg, e Thaissa Ribeiro, o bronze até 65kg no wrestling feminino. Igor e Heloísa ainda garantiram vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude, no mês de outubro, na Argentina.

Confira como foi o desempenho dos atletas do estilo livre no último dia do Pan-americano Cadete de Wrestling 2018:

Helisson Bresson até 48kg
Na estreia contra o argentino Edgardo Garcia, Helisson conseguiu uma queda que lhe rendeu quatro pontos, mas Garcia evitou o touche com uma ponte. O brasileiro seguiu à frente do placar e avançou às quartas de finais com 10 a 3. Nas quartas, ‘Tutu” (apelido do atleta amazonense) terminou o primeiro round perdendo por 2 a 0 para o mexicano Juan Carlos Cortez. Enquanto o brasileiro tentava encontrar um meio de pontuar, o adversário se limitava a defender. Helisson conseguiu furar o bloqueio do mexicano a 30 segundos do fim e com um double leg passou a liderar o marcador. Na última tentativa do mexicano, Helisson contra-atacou, passou para as costas do rival e fez 5 a 2, Cortez fez mais dois pontos, mas Helisson venceu por 5 a 4. Na semifinal, o brasileiro sofreu um revés diante de Sheldon Seymour dos Estados Unidos por 13 a 2. Mas Helisson não deixaria a Guatemala de mãos vazias. Na disputa do bronze contra o peruano, o lutador nacional terminou o primeiro round em desvantagem de 4 a 2 para Henrique Huacre. Mas Tutu realizou outra queda de quatro pontos, virou e fechou o placar em 11 a 4 garantindo a medalha para o Brasil.

Elivaldo Costa até 65kg
Elivaldo estreou com uma vitória por 6 a 2 sobre o chileno Jorge Franco Gatica. Nas quartas de final, outra boa atuação do amazonense contra o argentino Lautaro Pereira, vitória por 7 a 2 e a vaga para uma das semifinais contra o venezuelano Richard Perez. O brasileiro permitiu que Perez passasse para suas costas duas vezes. Ao ver o pouco tempo no relógio, Elivaldo foi para cima do rival, diminuiu a desvantagem para 4 a 2, mas infelizmente o tempo acabou e impediu a reação do brasileiro que foi disputar a medalha de bronze. Na disputa pelo terceiro lugar, o peruano Angel Torres encostou Elivaldo, que terminou em quinto lugar.

Lucas Imbernon até 80kg
O paulista Lucas estreou contra o canadense Carsson Lee e foi vencido por superioridade técnica (10 a 0). Como Lee avançou até a final, Lucas foi repescado e venceu por 8 a 7 o chileno Nicolas Tapia, resultado que permitiu Lucas disputar a medalha de bronze. Em outra luta franca, com os dois lutadores buscando a vitória todo o tempo, o dominicano José Rosário Alberto segurou o brasileiro, venceu por 8 a 7 e ficou com a medalha de bronze. Lucas fechou a participação em quinto lugar.

Bryan Pereira até 55kg
Bryan estreou com 12 a 3 sobre o boliviano Luis Angel Gimenez. Nas quartas de final, o amazonense caiu diante do venezuelano Victor Roman por 6 a 2. Como Roman foi derrotado na luta seguinte, Bryan ficou impossibilitado de regressar na repescagem. O brasileiro ficou em oitavo lugar na classificação geral.

Marlessandro Silva até 45kg
Atleta da categoria mais leve do estilo livre, Marlessandro da Silva foi superado pelo atleta local Marlon Peres, por 14 a 10, na primeira luta do seu grupo. Na segunda luta, o amazonense também não teve sucesso diante do mexicano José Castanon e acabou não avançando para fase semifinal. Marlessandro terminou em sexto lugar em sua divisão de peso.

Mais em Wrestling