Siga o OTD

Wrestling

Mestre Roberto Leitão entra para a calçada da fama no Rio

Aos 83 anos, responsável pela criação da primeira Federação de Wrestling foi um dos homenageados na inauguração da Cidade das Artes Marciais; Professor Pedro Gama Filho dá nome a uma das 12 praças

MEstre ROberto Leitão Cidade das Artes Marciais wrestling
Mestre Roberto Leitão integra a Calçada da Fama do wrestling (reprodução/CBW)

Um dos mais respeitados mestres de artes marciais do planeta, Mestre Roberto Leitão, responsável pela criação da primeira Federação de wrestling, foi um dos homenageados na inauguração da Cidade das Artes Marciais, que ocorreu nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro. Aos 83 anos, Leitão teve seu nome eternizado na calçada da fama.

+ Judô também tem homenageados na Cidade das Artes Marciais

“É uma alegria poder homenagear meu pai em vida, ele poder desfrutar e ter reconhecimento de vários anos dedicados ao esporte e as lutas. Ainda mais importante é a mensagem que fica para as novas gerações saberem que foi ele quem iniciou tudo e começou a organizar o esporte. Sem o esforço e pioneirismo dele, o wrestling não conseguiria os resultados que alcançou”, afirmou Roberto Leitão, superintendente da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) e filho do Mestre.

Além de ser um dos introdutores da modalidade nos anos 80, Mestre Leitão ministrou seminários por todo o planeta sobre a Luta Livre Esportiva e auxiliou diversos lutadores nas mais variadas artes com posições e chaves, utilizadas em várias áreas das artes marciais.

Em 2017, Mestre Leitão lançou o livro “Biomecânica da Luta” onde passou seus ensinamentos para o papel. Natural de Lages-SC, Mestre Roberto Leitão é engenheiro e foi professor da PUC-RIO.

O lançamento desta quarta na Cidade das Artes é a ação inicial. Em dezembro, uma nova parte da calçada da fama será inaugurada.

12 praças

O Mestre Roberto Leitão teve seu nome eternizado na calçada da fama na Cidade das Artes Marciais no Rio; Professor Pedro Gama Filho dá nome a praça de wrestling
Professor Gama Filho é uma das 12 praças da Cidade das Artes Marciais (repordução/CBW)

A Cidade das Artes Marciais, um conjunto de 12 praças com nomes de grandes mestres das artes marciais. Uma delas receberá o nome do Professor Pedro Gama Filho, grande incentivador do modelo esporte e educação, faixa preta em judô, jiu-jitsu e caratê, e ex-presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (atualmente Confederação Brasileira de Wrestling). O professor Pedro Gama Filho faleceu em 2004 quando estava à frente do wrestling nacional.

Mais em Wrestling