Siga o OTD

Wrestling

Projeto Social de Aline Silva pede ajuda contra a pandemia

Criado em 2018, o MEMPODERA busca inspirar novas atletas e promover a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação; instituição busca ajuda na captação de recursos para atender as necessidades de prevenção e higienização das crianças e adolescentes nesses tempos de pandemia

Tentando voltar ao 'novo normal, o MEMPODERA, projeto social fundado por Aline Silva que busca o empoderamento feminino, pede ajuda contra o coronavírus
Fundado por Aline SIlva, MEMPODERA busca a igualdade de gênero (Reprodução MEMPODERA)

A trajetória da lutadora Aline Silva na vida foi mudada graças ao esporte. De um coma alcoólico aos 11 anos de idade, a atleta olímpica do wrestling superou muitos obstáculos para disputar duas Olimpíadas. A fim de inspirar novas atletas e promover a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação, a paulistana criou o MEMPODERA, projeto social que está precisando de ajuda nesses difíceis tempos de pandemia.

A ideia do MEMPODERA sempre esteve na cabeça de Aline. Desde o começo de sua trajetória esportiva, quando ainda praticava o judô, a atleta percebeu que 90% dos alunos nos treinos eram homens. Ela não se sentia parte daquele espaço, achava que a luta não era coisa menina. Então sentiu o desejo de mudar essa situação.

Tentando voltar ao 'novo normal, o MEMPODERA, projeto social fundado por Aline Silva que busca o empoderamento feminino, pede ajuda contra o coronavírus
Aline Silva durante aula ministrada no MEMPODERA, em Cubatão. Projeto busca a igualdade de gênero (divulgação/MEMPODERA)

A criação

A MEMPODERA foi idealizada durante a participação de Aline Silva no Global Sports Mentoring Program (GSMP), programa de intercâmbio cujo objetivo é incentivar mulheres inspiradoras para jovens garotas desenvolvam um plano de ação que ajude a divulgar o conceito do empoderamento feminino através do esporte para o máximo de meninas possível.

A lutadora foi selecionada para representar o Brasil na edição de 2017 do GSMP, juntamente com outras 16 mulheres ao redor do mundo. Com a ajuda da mentora, Julie Eddleman, idealizou cada detalhe do programa, sendo inspirada e apoiada por grandes mulheres.

Fundado em 2018 em Cubatão, cidade no litoral de São Paulo onde Aline mora, o MEMPODERA iniciou com aulas de inglês e de wrestling para meninas de 5 a 15 anos de idade, além de fornecer um módulo de empoderamento feminino que aborda temas como a maneira ideal de lidar com conflitos e também ações de autoconhecimento. O projeto fez tanto sucesso na comunidade que acabou se expandindo, e hoje também recebe meninos em suas instalações.

Coronavírus

O coronavírus também atingiu o projeto MEMPODERA. Nesse momento, o projeto está se organizando para retomada presencial das atividades, se adequando ao “Novo Normal” criado pela pandemia. Para isso, busca ajuda na captação de recursos para atender as necessidades de prevenção e higienização das crianças e adolescentes.

O valor arrecadado com esta campanha será revertido na aquisição de mascaras, álcool gel, sabonete e papel toalha para nos auxiliar na proteção de nossa turma.

Para ajudar, basta acessar o site da campanha.

Mais em Wrestling