Siga o OTD

Wrestling

Seletivas olímpicas terão cabeças de chave em 2020

A Comitê técnica da United World Wrestling anunciou mudanças também no calendário das competições ranking series

arquivo

A Comitê técnica da United World Wrestling anunciou mudanças na definição dos cabeças de chave nas seletivas olímpicas para os Jogos de Tóquio 2020. Comunicou também alterações no calendário das competições ranking series, torneios que somam pontos para o ranking mundial do wrestling.

O primeiro Ranking Series será no final de janeiro e o segundo na primeira semana de junho, ambos em 2020. Todos os três estilos olímpicos, greco-romano, wrestling feminino e estilo livre serão disputados no mesmo torneio. Os pontos conquistados serão considerados para definir os cabeças de chave no wrestling dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Para garantir que os melhores atletas se qualifiquem para Tóquio, as seletivas olímpicas também terão cabeças de chave. Os dois melhores atletas de cada categoria serão colocados em lados opostos do chaveamento.

Atletas de países ainda não classificados para os Jogos Olímpicos podem ganhar pontos nos seguintes eventos de wrestling: Campeonato Mundial Sênior, Campeonato Continental e Primeiro torneio Ranking Series 2020.

Em caso de empate na pontuação entre os lutadores os critérios de desempate serão: classificação final no Campeonato Mundial Sênior 2019 na categoria de peso em questão; classificação no Campeonato Continental 2020 na categoria de peso em questão; o número de eventos (nos três eventos mencionados acima) em que os atletas competiram ( na categoria de peso em questão).

Se ainda sim o empate persistir, um sorteio pelos sistema da UWW será realizado. O atleta que tiver o número menor será declarado cabeça de chave.

Equidade geográfica no wrestling

Além de informar o sistema de definição dos cabeças de chave, a UWW anunciou um novo formato para o Ranking Series 2020. Para garantir a equidade geográfica, a UWW determinou que um país pan-americano e um asiático deveria sediar um evento do Ranking Series. Os outros dois torneios serão realizados na Europa.

O calendário dos torneios prevê o 1º Ranking Series para o início de fevereiro, o 2º Ranking Series no final de fevereiro), o 3º Ranking Series em junho e o 4º Raning Series em julho ou agosto, quando o Mundial de wrestling acontecer em outubro. Os locais serão definidos nos próximos meses.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Wrestling