Siga o OTD

Wrestling

Ana França e Thamires Martins levam ouro no Pan Júnior

Com dois ouros e dois bronzes, o wrestling feminino terminou em terceiro lugar geral por equipes.

Divulgação/CBW

O wrestling feminino brasileiro brilhou no segundo dia de competições do Pan-americano Júnior de Wrestling 2019 disputado na Cidade da Guatemala,capital guatemalteca. Ana França até 57kg e Thamires Martins até 68kg conquistaram a medalha de ouro em suas respectivas categorias. É a primeira vez que o westling feminino alcança duas medalhas de ouro em uma mesma edição do Pan-americano Júnior. Além dos ouros, as meninas do Brasil ainda subiram ao pódio com Evelyn Matos e Meiriele Hora, terceiras colocadas até 50kg e até 62kg, respectivamente. O wrestling feminino terminou em terceiro lugar geral por equipes.

Com os resultados a equipe nacional soma 5 medalhas no torneio. Além dos triunfos femininos, Fabio Rodrigues conquistou a medalha de bronze até 97kg no estilo greco-romano no dia inaugural do Pan. Nesta sexta-feira, o estilo livre fecha a participação com Edvanilson de Jesus até 61kg, Vinícius Joaquim até 70kg, Pedro Henrique Campos até 74kg, Giovanne Piazza até 82kg e Ailton Rocha até 86kg. Confira como foi o desempenho do wrestling feminino no Pan Júnior 2019.

Categoria até 50kg –
A divisão de Evelyn foi disputada no sistema de grupos. Na estreia vitória por superioridade técnica (10 a 0) ao aplicar cinco vezes o rolex sobre a panamenha Yetzabell Rosas. Na segunda luta, a brasileira foi surpreendida pela equatoriana Lucia Guzman e foi superada por touche. Mesmo assim, Evelyn passou para semifinal como segunda colocada do grupo para enfrentar a norte-americana Emily Shilson. A brasileira foi batida por encostamento e seguiu para disputa da medalha de bronze contra a canadense Alexia Seal. Depois de um primeiro round sem pontos, Evelyn aproveitou um momento de descuido da rival, passou rapidamente para posição de ataque e conseguiu o touche. A paulista repetiu a medalha de bronze obtida em 2018.

Categoria até 57kg –
A categoria de Ana França foi disputada nos sistema todas contra todas. A brasiliense estreou contra argentina Stefania Ceballos e retirou a adversária da área permitida assinalando 2 a 0. Depois, Ana passou para as costas da rival e fechou o placar em 4 a 0. Na segunda luta, a brasileira iniciou com uma queda de quatro pontos e passou a contra-atacar a canadense Jolie Brisco. Ana impôs seu jogo e pontuou até vencer por superioridade técnica (10 a 0). No terceiro combate contra a norte-americana Gabrielle Skidmore, Ana novamente largou na frente, teve calma para conter os ataques da rival e se aproveitar dos contragolpes para passar mais duas vezes para as costas da rival e fazer 6 a 0, placar final do embate.

Entre Ana e o ouro lutadora nacional e a medalha de ouro restava a chilena Antonia Arriagada. As duas se estudaram nos dois primeiros minutos do round até Arriagada tentar chegar às pernas da brasileira. Ana contra-atacou, passou para costas e fez 2 a 0. A chilena tentou a mesma entrada, Ana voltou a defender e passar para as costas, 4 a 0 e o juiz apitou o fim do combate. No segundo round, Ana passou para as costas, fez 6 a 0 e garantiu a medalha de ouro no Pan-americano Júnior de Wrestling. A brasileira terminou o torneio sem sofrer um ponto sequer.

Categoria até 59kg
A divisão de Thaissa foi disputada no sistema todas contra todas. A brasileira começou na frente da norte-americana Cara Broadus ao passar para as costas da rival, mas não conseguiu manter a vantagem e foi superada por encostamento. Na segunda luta, contra a equatoriana Jamilex Castillo, Thaissa não suportou o volume de luta da rival e foi batida por touche. Na última luta contra a canadense Katie Mulkai, a paulista chegou a abrir 3 a 0 no primeiro round, mas não resistiu ao volume de luta da rival e sofreu a virada por 6 a 3. A paulista terminou em quarto lugar em seu primeiro Pan-americano Júnior.

Categoria até 62kg
Meiriele abriu 4 a 0 sobre norte-americana Alexandria Liles. No entanto, Liles conseguiu virar o placar, segurar a vantagem e fechar em 10 a 4. No segundo combate Meiriele se recuperou e venceu por touche a panamenha Chaneth Campos. Na disputa da medalha de prata contra a cubana Dayselis Garcia, Meriele foi superada por touche e ficou com a medalha de bronze. Em 2018, a lutadora terminou em quarto lugar e este ano melhorou a posição final ao terminar em terceiro no Pan-americano Júnior de Wrestling.

Categoria até 68kg
Em mais uma categoria disputada no sistema todas contras todas. Thamires mostrou suas credenciais com uma queda de quatro pontos sobra a canadense Berit Johnson. Com uma defesa sólida e muita força, a carioca venceu por superioridade técnica (11 a 0). No segundo combate, Thamires enfrentou a norte-americana Alma Mendoza e repetiu o expediente, outra bela projeção rendeu a brasileira quatro pontos e mais um por colocado a rival fora da área delimitada. Com 5 a 0 no placar Thamires não se limitou a defender, tirou Mendoza da área permitida mais uma vez e conseguiu uma queda de grande amplitude e mais quatro pontos. A rival ainda conseguiu passar para as costas no chão e diminuir a desvantagem para 10 a 1. No entanto, o córner estado-unidense jogou o challenge. Os árbitros analisaram o vídeo, mantiveram a decisão e deram mais um ponto para Thamires encerrando o combate 11 a 1.

Na última luta, a brasileira enfrentou a peruana Krizia Ortega. Thamires conseguiu passar para as costas da rival cinco vezes ainda no primeiro round fez 10 a 0 e se tornou campeão pan-americana. A lutadora não segurou as lágrimas pegou a bandeira verde e amarela e deu a tradicional volta da campeã no tapete.

Categoria até 76kg
A categoria mais pesada também foi disputa no sistema todas contra todas. Beatriz teve três insucessos nas primeiras lutas ambas por touche. Na estreia, Beatriz perdeu para cubana Milaimys Potrille, em seguida contra a norte-americana Kenya Sloan e depois para equatoriana Nathaly Cardozo. Beatriz teria que vencer a canadense Jasmine Thebau para tentar o bronze no critério de desempate. Beatriz conseguiu resistir ao primeiro round, mas Thebau conseguiu abrir vantagem e vencer por superioridade técnica (4 a 0).

Mais em Wrestling