Siga o OTD

Wrestling

Natal é confirmada como sede do Brasileiro Infantil

Lutadores nascidos entre 2005 e 2011 disputam o torneio marcado para ocorrer entre os dias 27 e 28 de setembro no ginásio do CAIC

Ponta Negra uma das belezas da capital do Rio Grande do Norte (Reprodução da Internet)

Natal, capital do Rio Grande do Norte, será a sede do Campeonato Brasileiro Infantil de Wrestling 2019. Os lutadores dos quatro cantos do país de 8 a 14 anos ou seja, que tenham nascido entre 2005 e 2011, disputam o torneio dias 27 e 28 de setembro no ginásio do CAIC (Centro de Atenção e Integração da Criança e Adolescente).

Com a pesagem no primeiro dia e os combates no segundo dia. Além do Brasileiro Infantil de Wrestling, no mesmo dia serão disputados a Copa Natal e a Terceira Etapa da Juventude. O presidente da FELLOS-RN (Federação de Luta Livre, Luta Olímpica e Submission do Rio Grande do Norte), Carlos Alexandre Sobrinho, comemora a oportunidade de sediar o evento pelo segundo ano consecutivo.

“É muito importante para o Rio Grande do Norte e o Nordeste receber mais uma vez um campeonato nacional e principalmente nesta faixa etária que é a base do nosso trabalho aqui no estado. Além do torneio infantil, vamos ter a Copa Natal e a 3ª Etapa da Juventude. Esperamos contar com a presença dos atletas do nordeste e do Brasil inteiro. A expectativa é que tenhamos 20 estados participando e vamos ter três áreas de luta simultâneas”, projetou Carlos Alexandre.

O Rio Grande do Norte é um dos estados que possui o trabalho voltado majoritariamente para os atletas das categorias de base. Segundo a FELLOS-RN, 37 municípios já possuem praticantes de wrestling, principalmente em escolas. O trabalho já vem rendendo frutos. Gabriel Rocha conquistou a medalha de bronze no Pan-americano Júnior 2018, também realizado no nordeste, em Fortaleza, capital do Ceará. Este ano foi repetiu o terceiro lugar no Brasileiro Sênior. Carlos Alexandre revela o sucesso da modalidade, principal modalidade do estado nos Jogos Escolares nacionais.

“Procuro visitar os municípios, dar workshop e falar da importância do esporte para as crianças nos municípios e falo as oportunidades que o esporte oferece. No Rio Grande do Norte temos os Jogos Escolares Estaduais, além dos Jogos Escolares Nacionais por isso mantemos o foco nas categorias de base. Duas atletas, Evellyn Tayná e Stefany Geovana se classificaram para disputar o Combate Games, equivalente ao Mundial Escolar, na Hungria. Essas classificações nos encheram de orgulho e mostra que o wrestling do Rio Grande do Norte cresce a cada dia”, comemorou Carlos Alexandre.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Wrestling