Siga o OTD

Wrestling

Quatro brasileiros disputam torneio internacional na Itália

Campeões nacionais Aline Silva, Kamila Barbosa, Lais Nunes e Marat Garipov disputam Torneio Internacional de Sassari nos dias 23 e 24

Aline Silva estará na Itália (Flávio Perez | On Board Sports I arquivo)

Aline Silva, Kamila Barbosa, Lais Nunes e Marat Garipov, quatro dos principais atletas de wrestling do país, disputam quinta (23) e sexta (24) o Torneio Internacional de Sassari, na cidade italiana que dá nome ao torneio na região da Sardenha. A competição começa às 5h no horário de Brasília.

O o Torneio Internacional de Sassari faz parte do Ranking Series, conjunto de torneios que soma pontos para o ranking mundial da modalidade, e vai contar com potências europeias, da Ásia e das Américas. O ranking mundial define os cabeças de chave no Campeonato Mundial 2019, em setembro no Cazaquistão, primeira seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Número 5 do mundo e atleta nacional melhor colocada entre homens e mulheres, Lais Nunes ressalta a importância de seguir competindo em alto nível depois de vencer o Campeonato Brasileiro no último domingo e garantir vaga nos Jogos Pan-americanos.

“Lutei o Brasileiro e fiz lutas de alto nível, principalmente contra Joice Silva. Dei uma desconcentrada no meio da luta, mas coloquei a cabeça no lugar e venci. Comemorei bastante e agora espero no próximo objetivo na Itália, seguir entre as melhores do ranking e na preparação para os Jogos Pan-americanos de Lima”, frisou Lais Nunes, 26 anos e atual campeã pan-americana de wrestling na categoria até 62kg.

A goiana radicada em São José dos Campos Kamila Barbosa, outra classificada para os Jogos Pan-americanos, tenta ingressar pela primeira vez no ranking mundial.

Aline Silva já chegou a ocupar a terceira colocação no ranking mundial e busca retomar o tempo perdido em virtude de uma trombose e uma cirurgia no joelho. Já Marat Garipov e espera estar entre os 20 melhores em sua divisão de peso antes do Campeonato Mundial.

Marat Garipov

“Chegar a uma semifinal ou terminar no pódio faz somar pontos importantes para o ranking. No sorteio do Campeonato Mundial, os melhores do ranking são separados antes do sorteio e por isso é importante somar pontos. Além da Itália pretendo permanecer na Europa para disputar mais duas etapas do World Series, em Belarus em julho e na Geórgia em agosto”, explicou Garipov que luta o torneio na categoria até 60kg.

Brasileiros no Torneio Internacional de Sassari (horário de Brasília)

Quinta-feira – dia 23/5
Marat Garipov até 60kg estilo greco-romano
Eliminatórias: 5h
Finais: às 10h30

Sexta-feira – 24/5
Kamila Barbosa até 50kg
Lais Nunes até 62kg
Aline Silva até 76kg
Eliminatórias: 5h
Finais: às 10h30

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Wrestling