Siga o OTD

Wrestling

Atletas se destacam em torneio preparatório para o Brasileiro

Ruiva Fight

Três atletas brasilienses representaram o Brasil no torneio no último fim de semana School Ladies Open, em Kingston, Pensilvania. Ana França conquistou a medalha de prata na categoria até 57kg; Agata Lopes ficou em quarto até 72kg e Geovania Marques terminou em quinto lugar na categoria até 46kg. O torneio reúne atletas com idade de juniores (17 a 20 anos) dos principais colégios equivalentes ao Ensino Médio no Brasil, e países convidados como Mongólia,Canadá e Brasil. O desempenho das lutadoras agradou tanto que gerou convites para ingressar em colégios norte-americanos, como explica o treinador José Neto.

“O torneio é organizado pela Wyoming Seminary e recebi o convite para participar do torneio. O torneio nos garantiria hospedagem e alimentação e nós arcaríamos com as passagens. Consegui apoio para as passagens e nossa intenção era nos prepararmos em alto nível para o Brasileiro  de Wrestling Júnior. As meninas venderam bombons para poder ir com algum dinheiro próprio. Além do torneio, estamos participando de um Campo Treinamento com a campeão mundial Adeline Gray. Nosso time era considerado azarão, mas as meninas lutaram muito bem  estou muito satisfeito com o desempenho delas”, afirmou Neto.

No resultado por equipes, as meninas terminaram em quinto lugar entre 21 equipes, mesmo com apenas três atletas e receberam convite dos organizadores para integrar escolas norte-americanas em Atlanta. Os requisitos técnicos foram cumpridos e agora outras exigências como proficiência  na língua deverão ser cumpridos. Para Neto, o desempenho das atletas reflete o trabalho da base que vem sendo realizado nos estados brasileiros. Mesmo com uma equipe incompleta, as brasileiras terminaram nas primeiras posições, o que fez o treinador Neto imaginar um resultado ainda melhor com uma equipe completa.

“Saio deste torneio com um sentimento de que estamos no caminho certo. A maior sensação de todas é a quebra de paradigma na vida delas, achar que o wrestling americano é imbatível. Mas sem dúvida, a experiência de vida para essas meninas humildes é a melhor maior conquista, vê-las em contato com outras culturas e tendo novas oportunidades. Agora, imagina se o Brasil estivesse com uma equipe completa com outros estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo entre outros, estados que destacam no cenário escolar. Espero ter aberto portas e que outras atletas brasileiras tenham a oportunidade de passar por esta experiência”, completou Neto.

Além de disputar o Campeonato Brasileiro Júnior, Ana França, vai participar do Campo de Treinamento Júnior que acontece de 24 a 27 de março no Parque Olímpico do Rio de Janeiro e será comando pelo treinador-chefe da seleção brasileira Angel Torres e do treinador búlgaro George Kalchev.

Mais em Wrestling