Siga o OTD

Volta Olímpica

Renan reconhece superioridade polonesa: “Foram brilhantes”

Técnico da seleção tentou algumas alternativas durante o jogo, mas não conseguiu levar o time à vitória: “A gente sabia que o jogo ia ser no Kurek e no Kubiak”

Não há dúvidas que a Polônia é um grande time, mas são dois jogadores acima da média: Kurek e Kubiak. O jogo do time europeu passa sempre por eles, o técnico Renan Dal Zotto sabia disso, mas não conseguiu fazer com que a seleção brasileira parasse a dupla. Foram 24 do oposto e 12 do ponteiro que, juntos, fizeram praticamente metade dos pontos da equipe polonesa. O treinador brasileiro analisou o jogo:

“Primeiro, a Polônia fez uma partida brilhante. Foram brilhantes. A gente pecou em algumas coisas que estudamos e não conseguimos neutralizar as bolas com Kurek e Kubiak. O Kubiak é muito técnico, ele acha os buracos no bloqueio, e isso irrita a gente. Jogador fantástico e uma liderança fantástica. E o Kurek demonstrou ser um dos principais jogadores para matar a bola” disse.

O treinador estava claramente abatido com a derrota, mas deixou claro que ficou satisfeito com o trabalho como um todo, que levou a seleção até a final.

“A gente sai de cabeça erguida, foi um trabalho bacana. Demos o nosso máximo. Hoje perdemos um jogo para uma equipe que cresceu dentro da competição. A gente, em alguns fundamentos, foi bem, igual ou melhor que eles. Nossa virada de bola de primeira, o rodízio, teve um nível bom. Rodamos bem. O problema estava nas transições. Quando os passes não saiam, não tínhamos paciência, eles tiveram uma eficiência até quando o passe não era bom- analisou.

O ponteiro Lipe anunciou, após a partida, que não segue pela seleção brasileira. Dois ponteiros campeões olímpicos estavam lesionados e voltam para o time no ano que vem: Lucarelli e Maurício Borges. Ainda há a expectativa para a chegada de Leal, cubano que se naturalizou brasileiro e poderá atuar, a partir do ano que vem, pelo time.

” A gente lamenta, porque não pôde de contar com Lucarelli, um dos melhores ponteiros do mundo, o Borges vem de uma cirurgia, e tem a possibilidade do Leal incorporar a seleção brasileira. O grupo fica fortalecido. É bom saber que ano que vem podemos contar com um elenco maior, porque a gente já viu que a Liga das Nações é larga, grande, e precisaremos de um grupo grande para suportar” – disse.

A seleção deve voltar a se reunir em maio do ano que vem para disputar a Liga das Nações, competição em que o time ficou em quarto lugar neste ano. A temporada também terá a Copa do Mundo, disputada a cada quatro anos e que costuma ser o primeiro torneio pré-olímpico.

Mais em Volta Olímpica