Siga o OTD

Volta Olímpica

Líder do ranking, Portela cai diante de vice-campeã mundial

Cabeça de chave número 1 do Mundial, Maria Portela é eliminada na segunda luta pela atual medalhista de prata do torneio; Macedo cai na estreia do masculino

Mais uma dia sem medalhas para o Brasil no Campeonato Mundial de judô, que está sendo disputado em Baku, no Azerbaijão. Nesta segunda-feira, Maria Portela, líder do ranking mundial, foi eliminada na segunda luta, diante da vice-campeã do ano passado, a porto-riquenha Maria Perez. Já Rafael Macedo, campeão mundial júnior em 2014, caiu na estreia para o grego Teodoros Tselidis.

Em seu oitavo Mundial, a gaúcha tinha a chance de conquistar finalmente sua primeira medalha, já que foi sétima colocada em 2013 e no ano passado. Na estreia, conseguiu dois Waza-aris, que resultaram um Ippon, em cima da polonesa Daria Porgorzeleck. Na sequência, enfrentou Maria Perez, prata no Mundial do ano passado, e perdeu com um Ippon sofrido em menos de um minuto.

” É difícil analisar agora, mas eu realmente não esperava. Infelizmente cai de Ippon. Esse ano eu tive bons resultados, o trabalho tem dado certo, mas no judô acontece. Não é o que a gente espera, mas tenho que aceitar, tem coisa que a gente não controla – disse.

No masculino, Rafael Macedo caiu logo na estreia. Ele enfrentou o grego Teodoros Tselidis, e não conseguiu completar nenhum golpe, apesar do rival ter sofrido duas punições. Tselidis encaixou um Waza-ari faltando dois minutos e liquidou a luta.

“Eu já conhecia ele, ele é forte. Eu estava me sentindo bem, mas ele me surpreendeu. Não esperava. Tentei buscar a luta depois, mas ele se protegeu bem dos ataques e não deu para virar. Ele se jogou, sem efetividade, eu defendi, tentei atacar, mas ele me surpreendeu – disse.

O Mundial de judô segue nesta terça-feira, e o Brasil tem apenas uma atleta em ação: Mayra Aguiar atual campeã, vai disputar a categoria até 78kg.

Mais em Volta Olímpica