Siga o OTD

Volta Olímpica

Rafaela Silva é eliminada na primeira luta do Mundial

Brasileira cai diante da canadense Jessica Klimkait é, pelo terceiro Mundial seguido, eliminada na estreia, e sai revoltada com marcação da arbitragem

Campeã olímpica nos Jogos de 2016, Rafaela Silva foi eliminada, neste sábado, na primeira rodada do Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Baku, no Azerbaijão. Ela sofreu um Waza-ari no último segundo de luta contra a canadense Jessica Klimbait, e não irá disputar medalhas na categoria até 57kg.

A luta foi polêmica. Durante o combate, a brasileira teve uma chance clara de dar uma chave de braço e finalizar a adversária, mas o arbitro interrompeu o golpe, alegando que a pegada da brasileira não foi feita da forma adequada. Assim, Rafaela levou uma punição. Naquele momento, as duas atletas já tinham sido punidas com um “shidô”.

Rafaela saiu sem querer falar com a imprensa, mas o técnico Mario Tsuitsui explicou a luta:

“Quando ela tomou um shidô, o árbitro interpretou que a Rafaela fez uma posição faltosa, uma chave de braço que é proibida no judô, com o cotovelo. É difícil de ver, foi tudo muito rápido. Achei que a chave foi legal, mas o árbitro parou. No final, a Rafaela fez uma transição e, hoje, quando você rola junto, você acaba tomando uma pontuação” – disse.

Na sequência da luta, a canadense seguiu tentando efetuar a entrada, mas Rafaela Silva a neutralizava muito bem. No último segundo, porém, a brasileira tentou pegar o braço da rival, mas foi surpreendida pelo contra-ataque da canadense, e caiu de Waza-ari.

A brasileira parecia não acreditar no que tinha acontecido. Ficou alguns segundos agachada no tatami e, depois do anuncio da derrota, saiu revoltada. Falando alto, tirou a parte de cima do quimono (estava com uma camisa por baixo) na saída da área de luta e foi acalmada pelo técnico Mario Tsuitsui.

É o terceiro Mundial seguido que Rafaela é eliminada na primeira rodada do torneio. Em 2015, perdeu para a canadense Catherine Pinard e, ano passado, caiu para a portuguesa Telma Monteiro.

Mais em Volta Olímpica