Siga o OTD

Volta Olímpica

Eric Takabatake termina em sétimo lugar no Mundial

Guilherme Costa

Pela categoria até 60kg, Eric Takabatake faz boa competição, vence três lutas, mas fica fora do pódio pelo Mundial de judô em Baku

Décimo segundo colocado do ranking, o brasileiro Eric Takabatake fez uma boa campanha, mas saiu do Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Baku, no Azerbaijão, em sétimo lugar. Com três vitórias em cinco combates, ele acabou perdendo as quartas de final para o georgiano Amiran Papinashvili, um dos favoritos ao título, e para o coreano Choi In Hyuk na repescagem

Foi a melhor campanha da carreira de Eric Takabatake em Mundiais. Ele tinha sido nono colocado em 2014 e 2015 e, ano passado, havia perdido na primeira rodada. Com o resultado, ele deve subir no ranking, que é classificatório para a Olimpíada de Tóquio. Apesar disso, o atleta saiu abatido do tatame:

– Não vejo como positiva a participação. Eu fui melhor, mas queria a medalha, eu entrei para medalhar. Fiz boas lutas, mas a que eu perdi, não vou dizer que foi de bobeira, mas dava para ganhar. Isso me incomoda mais – disse.

A derrota para o coreano veio em um golpe sofrido no início da luta. Ele foi ao chão, o coreano chegou a comemorar a vitória, já que parecia ter sido um Ippon. Mas o árbitro deu Waza-ari e o combate continuou. O brasileiro não conseguiu fazer nenhuma entrada perigosa, e a derrota foi confirmada após os quatro minutos de luta

O Mundial segue nesta sexta-feira com quatro brasileiros no tatame: Erika Miranda e Jessica Pereira na categoria até 52kg, e Daniel Cargnin e Charles Chibana no peso até 66kg

O dia começou complicado para Eric. Lutando contra o chinês Yi Shang, número 72 do ranking, encontrou dificuldades. Em um contra golpe, conseguiu um Waza-ari que, primeiro foi dado para o asiático, mas, posteriormente, foi invertido e concedido ao brasileiro.

Depois, duas vitórias com belos Ippons. O primeiro contra o belga Jorre Verstraeten.

Logo depois, diante do cazaque Gusman Kyrgyzbayev, que era um dos cabeças de chave do torneio, Eric conquistou a terceira vitória na competição.

Nas quartas de final, o adversário foi o georgiano Amiran Papinashvili, cabeça de chave 3 da competição. Eric sofreu um Waza-ari e tentou se recuperar. O rival fugiu um pouco da luta, foi punido duas vezes, mas não o suficiente.

No feminino, o Brasil foi representado por uma atleta. Gabriela Chibana, em seu primeiro Mundial, esteve muito perto de protagonizar a maior zebra do dia. Primeiro ela passou pela sul-africana Geronay Whiteboi.

Depois enfrentou a cazaque Galbadrakhyn Otgontsetseg, bronze na Olimpíada do Rio. A brasileira conseguiu um Wazaari, mas na sequência foi punida três vezes e acabou eliminada.

– Eu creio que consigo levar coisas boas, mas chegar no Mundial, foi meu primeiro Mundial adulto, queria mais. A gente nunca está satisfeita. Quero ver o que errei. Não consegui ver o que estava errando – disse,

Ainda na categoria até 60kg, Phelipe Pelim lutou, mas foi eliminado na estreia. Ele caiu diante do espanhol Francisco Garrigos, bronze no último europeu. O brasileiro acabou sofrendo três punições em poucos minutos e foi desclassificado.

–  Fui pensando em fazer um estilo de pegada, mas não deu muito certo, e ele ficou em uma pegada melhor. Não consegui sair daquela situação. Me preparei muito para isso, mas não consegui – lamentou.

Mais em Volta Olímpica