Siga o OTD

Volta Olímpica

Entenda a matemática para a classificação do Brasil no Mundial

Seleção está praticamente classificada à segunda fase, mas é importante levar o maior número de vitórias possível para a próxima etapa do Mundial.
Divulgação

Seleção está praticamente classificada à segunda fase, mas é importante levar o maior número de vitórias possível para a próxima etapa do Mundial.

Faltam dois dias para a definição da primeira fase do Mundial de vôlei. O Grupo do Brasil é formado por seis times (Canadá, França, Brasil, Holanda, Egito e China) e os quatro primeiros avançam para a segunda fase. Mas, como a pontuação da primeira etapa é levada para a fase seguinte, é muito importante não só avançar, como conseguir o maior número de vitórias.

Possíveis confrontos na segunda fase (levando em consideração os prováveis resultados dos outros grupos)

– O time que passar em primeiro da chave tem a vida tranquila (dentro do possível, claro) na próxima etapa (um provável grupo com Eslovênia, Bélgica e Austrália). Nenhuma seleção do grupo das favoritas.
-Quem passar em segundo, por exemplo, pode pegar uma chave com Itália, Rússia ou Sérvia, e Finlândia. Duas seleções do grupo das favoritas.
– O terceiro pode ficar em grupo com Argentina, Rússia ou Sérvia, e Polônia. Duas seleções das favoritas.
– O quarto colocado pode pegar um grupo com EUA, Irã e Bulgária. Uma seleção favorita, mas outras duas bem perigosas, uma delas, inclusive, dona da casa.

Neste momento, a classificação está assim:
Canadá 9 pontos (três jogos e três vitórias)
Holanda 8 pontos (quatro jogos e três vitórias)
França 8 pontos (quatro jogos e duas vitórias)
Brasil 5 pontos (três jogos e duas vitórias)
Egito 3 pontos (quatro jogos e uma vitória)
China 0 pontos (quatro jogos e quatro derrotas)

Ainda faltam quatro jogos no grupo:
Segunda-feira: Egito X Holanda e Brasil X Canadá
Terça-feira: Brasil X China e Canadá x França

Para o Brasil sair em primeiro

– Vencer os dois jogos por 3 a 0 ou 3 a 1
– Canadá não vencer a França por 3 a 0. Se vencer por 3 a 1, vamos para o saldo average, com provável vantagem canadense.
– Holanda não vença Egito por 3 a 0 ou 3 a 1. Se vencer por 3 a 0 ou 3 a 1, vamos para o sets average, com provável vantagem brasileira

E se o Brasil perder para o Canadá?

O Brasil tem ainda dois jogos nesta fase, contra o Canadá e contra a China. É muito difícil que a seleção se complique contra os asiáticos, então vamos levar em conta que o Brasil vença os chineses por 3 a 0 ou 3 a 1 na última rodada e faça os três pontos na tabela.

Na penúltima rodada, contra o Canadá, se o Brasil perder, deve ficar em quarto lugar. Só fica em terceiro em caso de uma derrota da França por 3 a 0 para o Canadá (levando em conta que a Holanda vencerá o Egito).

Dá para ser eliminado?

Há uma chance mínima da seleção brasileira ser eliminada, mas ela é remotíssima. O time teria que perder para Canadá e China, e o Egito teria que bater a Holanda. É praticamente impossível que essa combinação inteira aconteça, mas é sempre bom abrir os olhos.

Mais em Volta Olímpica