Siga o OTD

Volta Olímpica

Destaque contra a França, Lipe desabafa: “Sinto muita dor”

Divulgação FIVB

Ponteiro faz seis pontos de bloqueio, tem boa participação no saque e é essencial na vitória; lesão no cotovelo, porém, ainda incomoda: “Está bem inflamado”

O termo “jogar no sacrifício” é perfeito para definir a participação de Lipe na partida contra a França, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Mundial, que está sendo disputado na Bulgária e na Itália. O Brasil venceu por 3 a 2, e Lipe foi essencial, tanto no saque, como no bloqueio. Com uma lesão crônica no cotovelo, o jogador assume que atuou com muitas dores:

“Sinto muita dor, está bem inflamado o cotovelo, mas em quadra não dói. Lá dentro é outra história. Depois a gente trata, Mundial é Mundial, e esse é meu último, então tenho que sair com a cabeça que estou dando o máximo”- disse o ponteiro.

Lipe é um dos mais experientes da seleção. Aos 34 anos, com uma medalha de prata no Mundial de 2014 e o ouro olímpico em 2016 no currículo, o ponteiro sabe que é sua última chance de ganhar o título do Campeonato Mundial.

Veja a tabela do Campeonato Mundial masculino de vôlei

“Para jogar o Mundial vou dar o máximo possível. Estou apto para jogar, aí o Renan decide qual jogo eu vou ou não. Hoje ele me colocou, para tirar um pouco a pressão do Kadu, ia ser pesado para ele, então deixa a responsabilidade para mim. E, nos próximos jogos, o Renan vai decidir o que fazer” – disse Lipe.

O Brasil teve muitos problemas para montar o time de ponteiros para o Mundial. Lucarelli está lesionado, assim como Maurício, ambos campeões na Rio 2016. A lesão de Lipe quase o tirou do Mundial, o que deixaria o time sem nenhum ponteiro experiente. Os outros nomes do time são Douglas, que foi campeão na Rio 2016, mas ainda não tem muita rodagem, Lucas Loh, que é mais velho e tem uma boa história pelos clubes, mas jamais foi titular da seleção, e Kadu, que jogou a maior parte do tempo contra o Egito.

Apesar do bom desempenho, Lipe ainda cometeu alguns erros de passe. O jogador sabe que esse fundamento ainda é uma deficiência da equipe:

– Ainda não foi o melhor do nosso jogo, principalmente no passe. A gente não se adaptou bem no passe, mas bloqueamos bastante. Foi uma ótima prestação, mas o passe não foi tão bom não – disse.

A seleção brasileira volta a jogar pelo Mundial neste sábado contra a Holanda. Ainda pela primeira fase, enfrenta a China e o Canadá. No regulamento da competição, os 24 times são divididos em quatro grupos de seis. Os quatro primeiros avançam para a segunda fase, onde são formados outros quatro grupos. Desta fase, saem seis para uma terceira etapa, onde serão definidos os semifinalistas.

Mais em Volta Olímpica