Siga o OTD

Atletismo

Andressa Morais é vice-campeã da etapa final da Liga Diamante

No principal evento do ano, Andressa Morais deixa para trás a atual bicampeã olímpica e e é vice-campeã da Final da Liga Diamante de atletismo; Thiago Braz é 10º no salto com vara

A brasileira Andressa Morais ficou com o vice-campeonato do lançamento de disco na etapa final da Liga Diamante, disputada em Bruxelas, na Bélgica. Nesta sexta-feira (31), a competição reuniu as principais atletas da temporada, e a brasileira conseguiu a marca de 64,65m para ficar no topo da tabela. Ela deixou para trás a atual bicampeã olímpica Sandra Perkovic.  A vencedora foi a cubana Yaimé Perez que, no último lançamento, fez 65m.

Andressa tem 27 anos e participou das duas últimas Olimpíadas. Em Londres 2012 foi 16ª colocada. No Rio, há dois anos, foi 21ª.

No ano passado, conseguiu o principal resultado da sua carreira, ao ser finalista do Campeonato Mundial, terminando em 11º. Nesta temporada, vem conseguindo boas marcas, inclusive quebrou o recorde nacional da prova, com 65,10m, em prova disputada no interior de São Paulo. Na Diamond League, tinha ficado em quarto lugar em Doha e em Londres.

No primeiro lançamento, Andressa acabou jogando o disco na gaiola que envolve o círculo onde faz os giros. Assim, teve a primeira tentativa invalidada. Na segunda chance, alcançou 58,48m, indo para a quarta posição. Depois, fez um arremesso torto, que acabou invalidado também. Naquele momento, estava em quinto lugar. Manteve o quinto lugar após a quarta rodada, melhorando um pouco sua marca, com 58,83m.

Na quinta chance que teve, o grito após o lançamento já demonstrava que a marca ia ser boa. O disco caiu na distância de 62,16m, e a brasileira subiu para o terceiro lugar. Na chance derradeira, novamente com um grito, conseguiu 64,65m e foi vice-campeã da Liga Diamante.

Salto com vara

Outro brasileiro na disputa em Bruxelas, o campeão olímpico Thiago Braz ficou em décimo lugar no salto com vara. Ele passou dos 5,53m na terceira tentativa, mas falhou três vezes em 5,68m.

O russo Timur Morgunov foi o campeão, com 5,93 m. O norte-americano Sam Kendricks ficou em segundo lugar, com 5,88 m, seguido do canadense Shawn Barber, com 5,83 m.

Na quinta-feira (30), nas finais da Liga Diamante de Zurique, na Suíça, Darlan Romani terminou em quarto lugar no arremesso do peso, em outra grande apresentação, com a marca de 21,94 m – 1 cm apenas abaixo de seu recorde sul-americano.

Mais em Atletismo