Siga o OTD

Volta Olímpica

Entenda a matemática para as brasileiras avançarem no Finals

Reprodução/Instagram

World Tour Finals de Hamburgo, principal competição do ano terá, neste sábado (18), a última rodada da primeira fase, e as duplas Duda/Ágatha e Maria Elisa/Carol estão na briga pela classificação

Após três rodadas da primeira fase do Finals de Hamburgo, competição mais importante do ano no vôlei de praia, as duas duplas brasileiras estão em situações parecidas. Duda/Ágatha e Maria Elisa/Carol estão com duas vitórias e uma derrota no torneio, ainda não estão classificadas para a próxima fase.

No regulamento, as dez duplas estão divididas em dois grupos de cinco. A primeira colocada de cada chave avança para a semifinal de forma direta, enquanto os times que ficarem em segundo e terceiro jogam uma espécie de quartas de final. O critério de desempate é o pontos averege, que é a divisão dos pontos marcados pelos sofridos, é aí que matemática entra.

Neste momento, Ágatha e Duda estão em quarto lugar na chave, que está muito equilibrada. Humanas e Paredes, do Canadá, lideram, mas já encerraram sua participação, com duas vitórias e duas derrotas. Na sequência, três times empatados com duas vitórias e uma derrota. Austrália, com saldo de 1,13 pontos (137 pontos marcados e 121 sofridos), o time tcheco (1,04, com 148 e 142) e aí as brasileiras, com 1,00, portanto, o mesmo número de pontos marcados e sofridos (129).

O jogo deste sábado de Ágatha e Duda é contra as tchecas Hermanova e Slukova. Qualquer vitória verde-amarela classifica o time, ao menos, para as quartas de final. Para ser primeira colocada, e ir diretamente à semi, é mais complicado. A equipe precisaria ganhar com imponência das adversárias, e ainda torcer para as alemãs, já eliminadas, derrotem as australianas.

Em caso de derrota, Ágatha e Duda só não serão eliminadas se as australianas perderam por uma  grande diferença de pontos para as alemãs, o que não deve acontecer.

Maria Elisa e Talita estão com a vida um pouco menos complicada. Aparecem em terceiro na classificação, com duas vitórias e uma derrota. A dupla canadense está em primeiro com três vitórias e uma derrota e não joga mais. As alemãs estão em segundo com a mesma campanha que as brasileiras, mas o saldo de pontos um pouco maior. As americanas estão em quarto com uma vitórias e as holandesas, em último, já eliminadas.

As brasileiras irão enfrentar as alemãs e, em caso de vitória, o time passará em primeiro na chave, pois ficará na frente das canadenses nos critérios de desempate. Em caso de derrota, a vaga nas quartas de final poderá vir caso as holandesas, já eliminadas, derrotem as americanas. Se as americanas ganharem esse duelo, a terceira vaga no grupo será decidida no saldo de pontos.

Ou seja, para as duas duplas brasileiras, a vitória garante a vaga na próxima fase em Hamburgo. Mas é importante fazer o maior número de pontos possível, para aumentar o saldo e facilitar a classificação em caso de empate na tabela.

Mais em Volta Olímpica