Siga o OTD

Volta Olímpica

Seis anos após os Jogos, um dia no Parque Olímpico de Londres

Divulgação

A Olimpíada foi realizada há seis anos, e nesta semana, tive a oportunidade de voltar ao Parque Olímpico de Londres em que estive durante 15 dias em 2012.

É um local que está longe de estar perfeito, mas muito agradável. Tem parquinho para crianças, vários locais para comer, dá para visitar os locais de competições, correr, andar de bicicleta, pedalinho no rio…E o mais importante: tem gente. Muita gente visitando o parque.

Estive duas vezes no Parque Olímpico do Rio de Janeiro após os Jogos. E lá, apesar de estar até bem cuidado, não tinha público. Poucas pessoas. Na verdade, quase ninguém passeia por lá.

É sempre bom lembrar que é difícil comparar os Parques de Londres e do Rio, principalmente pelo tempo de “vida”. O Parque de Londres só reabriu por completo em 2014, dois anos após os Jogos. O do Rio, bem antes já tinha eventos e estava aberto para o público

Em Londres, o Parque fica em uma parte da cidade que era “esquecida”, e que foi revitalizada após a Olimpíada. Fica ao lado de um Shopping Center gigantesco, onde tem uma estação de Metrô, facilitando, e muito, o acesso.

O Estádio Olímpico é usado pelo West Ham, clube de futebol da Premier League. Recentemente, o local recebeu uma etapa da Liga Diamante de atletismo e a Copa do Mundo da modalidade.

Na comparação com o Parque do Rio de Janeiro, a grande diferença é que, na Barra da Tijuca, não tem gente. Não tem público no local.

Nesta semana, por exemplo, está sendo realizada a Copa do Mundo feminina de hóquei na grama, evento mais importante da modalidade. Pude acompanhar duas partidas, nenhuma delas da Inglaterra, uma das potências do hóquei feminino. Apesar disso, tinha cerca de duas mil pessoas acompanhando os jogos, que valiam vaga nas quartas de final.

 

Mais em Volta Olímpica