Siga o OTD

Volta Olímpica

Uma tarde no museu do esporte olímpico em Lausanne, na Suíça

Para quem gosta da história do esporte mundial, o museu do esporte olímpico em Lausanne, na Suíça, é um prato cheio

Se Milão é a capital da moda e Bruges é a capital do chocolate, Lausanne, na Suíça, é a capital do esporte olímpico. É a sede do Comitê Internacional e tem o principal museu sobre o assunto no mundo. São quatro andares com muitos objetos, fotos, vídeos e interação para o público.

Estive presente no museu, uma experiência incrível.

Uma sala sobre a Olimpíada da Antiguidade e outra somente para o Barão de Coubertin, que trouxe os Jogos para a modernidade no fim do século retrasado abrem a exposição. Tudo com muita interatividade, como ouvir o manifesto olímpico ou jogar com as bandeiras de todos os países e perceber que todas têm ao menos uma das cores dos anéis olímpicos.

Depois, alas com todas as tochas olímpicas, mascotes, símbolos, pictogramas, logos etc…Sempre com uma forma de interação. Um computador para ver detalhes, uma linha do tempo gigante para seguir cada Olimpíada, uma manivela que você escolhe o ano e brilha, na parede, os esportes que eram olímpicos na época…

Quem tem paciência e tempo, há um vídeo de cerca de quatro minutos sobre cada uma das edições dos Jogos. Lá, vi imagens que não jamais tinha visto, nem mesmo nos filmes oficiais do Comitê. E o mais interessante era que os vídeos não eram só sobre os Jogos, sempre faziam uma ligação com o que estava acontecendo no mundo: Paz Armada, Primeira Guerra, Grande depressão, Segunda Guerra, Guerra Fria, independência dos países africanos, maio de 1968, revolução musical etc…

Há uma série de objetos de campeões olímpicos. Bonés, sungas, maiôs, bolas, espadas, luvas, petecas, raquetes, capacetes, sapatilhas..Sempre com um computador na frente para você buscar quem foi, o quê fez, quando fez…

Enfim, dá para ficar umas boas quatro horas lá. Quem passar pela Suíça, é imperdível. O valor é de 18 Francos, cerca de R$ 70,00.

Mais em Volta Olímpica