Siga o OTD

Tênis

Guga festeja devoção do público em Roland Garros: “Me comove”

Tricampeão de Roland Garros em simples, um dos cinco maiores vencedores da história do Grand Slam francês, Gustavo Kuerten é uma celebridade no complexo de Paris. Ele ficou alguns dias em Roland Garros, torneio que começou há nove dias e vai até o próximo domingo e, sempre que andou pelas quadras, foi parado pelos torcedores. Alguns brasileiros, claro, mas a maioria de franceses. A devoção do público, mesmo depois de 17 anos do último título, ainda é gigantesca, como o próprio Guga conta:

” Isso me comove, a oportunidade de regressar aqui, ver o carinho, a forma que me tratam, é até assustador. Faz tempo que eu parei de jogar, faz quase 20 anos dos meus melhores resultados, dos meus melhores momentos, e de, alguma maneira, tudo ainda é muito fresco na cabeça dos franceses, de quem está aqui” – disse.

O ex-tenista, que se aposentou há dez anos exatamente em Roland Garros, se sente muito próximo do público francês:

” Tenho uma devoção especial, única, acredito que pela paixão que eu tenho por Roland Garros comove os franceses. Desde 1992, primeira vez que eu vim aqui, quando entrei em quadra pela primeira vez…O título de 1997, os outros títulos…Eles sentem essa devoção e o carinho que eu tenho pelo torneio. É uma relação em humana. Acho que elem me enxergam de maneira mais próxima” – disse.

Guga foi campeão de Roland Garros três vezes. A primeira, em 1997, quando estava longe de ser um dos favoritos. Em 2000, já brigando pela liderança do ranking mundial, foi bicampeão e, em 2001, já como líder da classificação, foi tri. Poucos lembram, mas Guga também levou o título juvenil em 1994, de duplas, ao lado de Nicolás Lapentti, do Equador. Praticamente todos os anos desde suas conquistas, Guga volta ao complexo durante Roland Garros.

” Os sonhos, antes, eram ganhar um torneio estadual, vencer o brasileiro, poder ver que isso tudo aconteceu e ainda contagiar as pessoas, inspirar. Hoje, mais do que nunca, consigo visualizar com mais clareza tudo que aconteceu – disse.

O brasileiro já foi embora de Paris, mas volta no próximo dia 7 para uma entrevista coletiva.

Mais em Tênis