Siga o OTD

Volta Olímpica

Relembre os maiores jogos entre Brasil X Sérvia na história

A seleção masculina do Brasil de vôlei estreia nesta sexta-feira na Liga das Nações, competição que, até ano passado, chamava Liga Mundial. O duelo será contra a Sérvia, às 15hs de Brasília, em Kraljevo, na casa do adversário.

Brasil X Sérvia é um dos maiores clássicos da história do vôlei. Se somarmos a época de Iugoslávia e de Sérvia e Montenegro, os dois times já se enfrentaram em todas as principais competições do mundo.

+ VEJA A TABELA DA LIGA DAS NAÇÕES MASCULINA

Quando o assunto é Olimpíada, o Brasil até venceu os rivais duas vezes na fase de grupos. Mas, em 1996, a Iugoslávia eliminou a seleção brasileira, que era a atual campeã olímpica, por 3 a 2 nas quartas de final.

Nos Campeonatos Mundiais, o Brasil dá o troco. Nas campanhas dos títulos de 2002 e 2006, a equipe de Bernardinho venceu os rivais na semifinal. Em 2002, contra a Iugoslávia, 3 a 1 no placar. Quatro anos depois, no duelo diante da Sérvia e Montenegro, nova vitória por 3 a 1.

Mas a rivalidade entre os dois times é tensa mesmo quando falamos de Liga Mundial. Os times já se enfrentaram em quatro finais, com três vitórias verde-amarelas e uma da Sérvia.

O Brasil venceu, em 2003, a decisão contra Sérvia e Montenegro em um jogo que é considerado um dos melhores deste século. Título brasileiro com impressionantes 31/29 no tie-break.

Em 2005 e 2009, o Brasil venceu a Sérvia em Belgrado, casa do adversário. Em 2005 por 3 a 1 e, em 2009, um 3 a 2 para calar mais de 20 mil torcedores.

Em 2016, pouco menos de um mês antes da Olimpíada do Rio, a Sérvia bateu o Brasil por 3 a 0 na final da Liga, conquistando seu primeiro título na história. Eles, porém, sequer participaram dos Jogos Olímpicos.

Nesta sexta-feira mais um capítulo desta belíssima história será contado.

Mais em Volta Olímpica