Siga o OTD

Volta Olímpica

Após batalha, Brasil vence Croácia e segue vivo no Mundial

divulgação

 

Perdendo por 2 sets a 1, time brasileiro virou para cima da Croácia e avançou para as quartas do Mundial de tênis de mesa por equipes

Foi no quinto set, do quinto jogo, após mais de quatro horas de confronto. O Brasil venceu, nesta quinta-feira, em Halmstad, na Suécia, a Croácia por 3 a 2, e garantiu uma vaga nas quartas de final do Mundial por equipes.

Com o resultado, o Brasil enfrentará a Alemanha nesta sexta-feira, às 13h, de Brasília.

O equilíbrio foi a marca do confronto. Nenhum jogo terminou em menos de quatro sets. A Croácia chegou a ter 1 a 0 e 2 a 1 de frente, mas os brasileiros foram buscar.

Quando tudo parecia perdido para o Brasil, com Tsuboi 2 a 0 atras no jogo decisivo, ele tirou forças de onde parecia não ter, virou o jogo e matou o confronto.

O resultado do Brasil já é a melhor participação do país no Mundial desde 1959, quando foi sexto lugar.

No total, foram pouco mais de quatro horas de disputas, verdadeiras batalhas dos guerreiros de raquete do Brasil.

Gustavo Tsuboi X Andrej Gacina

O duelo entre o número 2 do Brasil contra o melhor da Croácia, Gacina começou muito melhor e, em pouco tempo, abriu 5 a 0. Aos poucos, o brasileiro foi entrando no jogo, conseguindo deixar os pontos mais longos, mas o insuficiente para qualquer reação, 11/6.

Tsuboi voltou mais concentrado para o segundo set. Seu saque começou a entrar, assim como seus ataques nas longas trocas de bola. A parcial foi igual até o 7 a 7, quando o croata anotou quatro pontos seguidos e fechou, 11/7.

Tsuboi estava cada vez mais no jogo. Atacando muito bem, abriu 8/4 após anotar quatro pontos seguidos. O croata, porém, encostou. O placar seguiu lá e cá, até o brasileiro fechar em 14/12.

No quarto set, o equilíbrio seguiu. O brasileiro chegou a fazer 4 a 2, mas logo o croata virou 5 a 4. Quando estava 7 a 6 para o croata, Tsuboi dominou todo o ponto, mas cometeu um erro bobo na rede. Depois, Gacina fechou em 11/9.

Hugo Calderano X Tomislav Pucar

Número 12 do ranking mundial, Hugo dominou no início e, em pouco tempo, já tinha 4 a 2 no placar. Teve um pouco de dificuldades no fim da parcial, mas fechou em 11/9. No segundo set, ainda apático, Hugo errou algumas bolas e viu Pucar crescer na partida: 11 a 8.

O terceiro set foi decisivo. Pucar vencia por 6 a 2, quando o brasileiro pareceu voltar para o jogo. Se recuperou muito bem e fechou em 11/9. No último set, o brasileiro abriu 9 a 1 no início, deu um susto em todos ao deixar o croata anotar cinco pontos seguidos, mas fechou 11/6.

Eric Jouti X Frome Kojic 

Número 202 do ranking mundial, o croata começou melhor contra Eric. Liderou o set o tempo todo e fez 11/8. No segundo set, o filme foi invertido. Eric liderou todo o período até fechar em 11/8.

No terceiro set, o jogo estava 3 a 3, quando o croata anotou três pontos seguidos, o último dele em uma jogada de sorte, em que a bola pegou na fita e caprichosamente caiu do lado brasileiro. Kojic vibrava a cada ponto, corria, mostra disposição. Fechou em 11/4.

Jouti voltou com outra atitude no quarto set, atacando o adversário e abriu 6 a 3. Manteve a vantagem e a agressividade e fez 11/6.

No quinto set, o croata liderou desde o começo e abriu cinco pontos de cara. Depois, com calma, fechou 11/7.

Hugo Calderano X Andrej Gacina

O jogo entre os melhores de cada um dos países colocou frente a frente Hugo Calderano, 12º do ranking, e Andrej Gacina, 39º. E foi um jogaço. No primeiro set, o croata venceu por 11/6, mas no segundo Hugo se impôs e fez 11/5. Depois de um início ruim, o brasileiro parecia ter entrado de vez na partida.

Embalado, Hugo abriu vantagem no terceiro set e fechou em 11/8. O brasileiro começou melhor a quarta parcial, abriu dois pontos, mas logo viu o croata passar na frente de novo. No fim, Gacina fechou e a partida foi para o quinto set.

Os dois jogadores pareciam exaustos mas vibravam muito a cada ponto, assim como o banco das equipes. Hugo abriu 5 a 2 e fez um pontaço após longa troca de bolas, encaminhando o triunfo. Após um set quase perfeito, conseguiu fechar em 11/3.

Gustavo Tsuboi X Tomislav Pucar

O começo foi lá e cá, sem que nenhum dos jogadores abrisse três pontos no placar. Pucar chegou a fazer 6 a 4, mas o brasileiro virou para 8 a 6. Os dois trocaram pontos e, no fim, Pucar fechou em 11/9.

O brasileiro estava totalmente desconcentrado no início do segundo set e, com três erros, viu o rival abrir 3 a 0. O brasileiro, após um tempo pedido, se recuperou e empatou 6 a 6.Mas, nos últimos pontos, Gustavo errou seguidas bolas. Fim de set, 11/8.

O terceiro set seguiu amarrado, com os dois mesatenistas trocando pontos e arriscando pouco. Mas Tsuboi precisava da vitória e não fraquejou. Venceu o set por 12 a 10 e seguiu vivo.

A vitória inesperada mexeu com a cabeça do croata. Tsuboi flutuva e não dava chances para o adversário. Resultado, mais um set ganho e tudo se definiria no quinto set. A tensão era evidente. Nenhum dos atletas conseguiu abrir uma vantagem confortável. Mas no vacilo de Pucar, Tsuboi se agigantou, não teve medo de arriscar e saiu vitorioso em uma das mais difíceis batalhas vividas pelo tênis de mesa do Brasil: 11 a 9 e vitória sobre a Croácia por 3 sets a 2.

Mais em Volta Olímpica