Siga o OTD

Volta Olímpica

Brasil tem bons momentos, mas perde da China no Mundial

O desafio era gigantesco. A seleção brasileira de tênis de mesa enfrentou, nesta segunda-feira, a China, em duelo válido pela terceira rodada do Mundial por equipes, que está sendo realizado em Halmstad, na Suécia. Os chineses são simplesmente tricampeões olímpicos e levaram o título dos últimos oito no Mundial. No final, deu a lógica, e a vitória dos asiáticos por 3 a 0.

Apesar do revés, os brasileiros tiveram bons momentos. Tsuboi chegou a ter set point na primeira parcial e liderou a segunda contra o primeiro colocado do ranking mundial. Hugo Calderano conseguiu levar ponto a ponto duas parciais contra o campeão olímpico Ma Long

A derrota deixa o Brasil em segundo lugar na chave, com duas vitórias e uma derrota. Nesta terça-feira (1), o quarteto brasileiro enfrenta a Coreia do Norte, na quarta (2) a Rússia. O primeiro de cada grupo vai direto para as quartas de final, enquanto o segundo e terceiro jogam as oitavas.

Gustavo Tsuboi X Fan Zhendong

O brasileiro até teve chances contra o atual líder do ranking mundial, principalmente nos dois primeiros sets, mas quando não se aproveita as oportunidades contra um chinês, a derrota é certa. Tsuboi fez uma boa partida, mas saiu derrotado pelo primeiro colocado do ranking.

No primeiro set, Tsuboi começou muito bem, chegou a ter 10 a 8 no placar, mas perdeu dois set points e viu o chinês fechar em 13 a 11. Zhengdong não encaixou seus golpes no início, mas quando deslanchou ficou complicado segurá-lo.

Na segunda parcial, o brasileiro também iniciou na frente, chegou a ter 4 a 1 e, posteriormente, 7 a 5. Tsuboi conseguia trocar bem bolas com Fan mas, em alguns momentos, era forçado ao erro. No fim, triunfo chinês por 11 a 8.

No terceiro set, não teve muito jeito. O chinês impôs seu jogo e fechou o jogo em 11/1.

Hugo Calderano X Ma Long

Jogando contra o atual campeão mundial e olímpico, Hugo Calderano conseguiu levar o primeiro set de igual para igual, caindo por 11 a 8.

O brasileiro conseguia alguns pontos de contra-ataques, mas o chinês conseguia forçá-lo ao erro diversas vezes. Apesar de não deixar Ma Long fugir no placar no começo, Hugo viu o rival fechar a parcial em 11/5.

No terceiro set, Hugo conseguiu fazer 6 a 2. Mas, com três ótimos golpes seguidos, o chinês voltou ao set e o placar apontava 7 a 6. O brasileiro pediu tempo, mas pouco adiantou. Ma Long fechou em 11 a 9.

Após a partida, Hugo falou sobre o adversário. “O Ma Long tem uma técnica muito boa, é sempre difícil jogar contra ele, todas as bolas dele são difíceis, o saque, recepção…Então tem que estar bem afiado para ganhar alguns pontos”

Eric Jouti X Xu Xin

Número quatro do ranking mundial, Xu Xin não deu a menor chance ao brasileiro. 11/1 na primeira parcial, Eric conseguiu marcar três pontos no início, empatando a partida em três a três, mas pouco incomodou o rival, que anotou 11/5. E no último set, o domínio chinês voltou a ficar evidente. Xu Xin repetiu o 11/1 e definiu o confronto para a China.

“Achei difícil, fazia tempo que eu não jogava com um chinês. Dessa vez eu joguei com o Xu Xin, o cara é muito bom. Não consegui jogar o que esperava, mas fazer o que? Ele não deixou eu jogar (risos). Tem que estar muito focado para tentar tirar uns pontos ou um set”, disse na entrevista coletiva.

Mais em Volta Olímpica