Siga o OTD

Volta Olímpica

Brasil bate República Tcheca e estreia com vitória no Mundial

Foto: Marcos Yamada

A seleção brasileira de tênis de mesa venceu, neste domingo, em Halmstad, na Suécia, a equipe da República Tcheca, em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Mundial por equipes. O placar foi de 3 a 1 para o time verde-amarelo, com destaque para Hugo Calderano, que venceu seus dois jogos. Gustavo Tsuboi venceu uma partida e Eric Jouti, apesar de lutar muito, foi derrotado.

Na segunda rodada, nesta segunda-feira, a seleção joga contra Portugal e China, as duas seleções mais forte do grupo, que também tem Coreia do Norte e Rússia.

No regulamento da competição, as  três primeira equipes de cada grupo avançam de fase. A primeira, direto para as quartas de final, a segunda e terceira para as oitavas.

Hugo Calderano X Lubomir Jancarik

O primeiro ponto do Brasil veio com Hugo Calderano, atual 12º do ranking mundial, que não teve tantas dificuldades para bater Lubomir Kancarik, 142º.

Calderano iniciou a partida com poucos erros e usando muito bem o saque para ganhar seus pontos. Jancarik estava dominado e, em pouco tempo, perdeu o primeiro set por 11 a 4. O mesmo filme foi visto na segunda parcial, com o brasileiro muito sólido e ganhando quase todos os pontos mais longos.

A terceira parcial foi a mais complicada para o brasileiro. Jancarik começou melhor, chegou a abrir três pontos, mas Calderano manteve a calma nos momentos decisivos e, após um tempo técnico, conseguiu virar o placar para 11 a 9.

Gustavo Tsuboi X Pavel Siruceck

O brasileiro, 54º do ranking, conseguiu o segundo ponto do Brasil contra os tchecos ao bater Pavel Sirucek, 85º da classificação e melhor ranqueado da República Tcheca. O placar final foi de 3 a 1, parciais de 11/7, 8/11, 11/7 e 11/9.

Veterano de três Olimpíadas, Tsuboi usou muito de sua raça e vibração para vencer o rival. Após a vitória no primeiro set, foi derrotado no segundo. Na terceira parcial, a cada ponto, vibrava e levava junto a delegação brasileira, que assistia à partida. Os dois sets finais foram vencidos com técnica e muita raça.

Eric Jouti X Tomas Konecny

O jovem Eric Jouti ficou muito próximo de fechar o confronto para o Brasil, mas acabou derrotado por Tomas Konecy, 94º do ranking mundial. O tcheco venceu por 3 a 2, parciais de 10/12, 11/9, 11/8, 6/11 e 12/10.

Eric conseguiu uma recuperação muito boa no quinto set. Ele perdia por 7/3, conseguiu igualar em 8/8, e depois de salvar dois match points, não resistiu e caiu diante do rival. Durante toda a partida, Eric teve altos e baixos, sofrendo com os ataques do tcheco. Eric é, atualmente, o 98º da classificação.

Hugo Calderano X Pavel Sirucek

Em ótima fase, o brasileiro 12º do ranking mundial não encontrou tantas dificuldades para derrotar o rival. Os dois já tinham entrado em quadra no início do confronto, mas pareciam não sentir o cansaço.

Hugo anotou 11/5, sem maiores problemas, no primeiro set. Na sequência, sofreu um pouco, mas conseguiu anotar pontos nos momentos decisivos e fechou 11/8. Na terceira parcial, além da parte  técnica, a sorte também pendeu para o lado do brasileiro, que conseguiu uma casquinha quando o rival poderia abrir 4 a 2 no placar. Após o ponto, até pediu desculpas pela sorte que teve. O último set terminou em 11/7 para Calderano.

Mais em Volta Olímpica